Cada vez mais perto de realizar o sonho de ser um jogador de futebol americano profissional, Tyler Parker, de 14 anos, impressiona. Isso porque, ao contrário da maior parte dos garotos da idade dele – mesmo entre os que praticam o esporte –, ele tem mais de 1,82 m de altura e pesa impressionantes 133 kg de puro músculo – algo que, conforme explicam médicos, pode acontecer naturalmente devido a certas questões fisiológicas da criança.
Pré-adolescente musculoso impressiona: é saudável?
Conforme explica o médico Ricardo Barros, coordenador do Departamento Científico de Atividade Física da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), pré-adolescentes podem ter um físico como o de Tyler Parker sem necessariamente fazer grandes esforços para isso. “Pode ser uma questão genética, com herança familiar”, afirma o especialista, ressaltando que isso muda, inclusive, a orientação de como e quando a criança pode começar a se exercitar.
In the Lab working …. Excited for August 19th‼️ IM READY pic.twitter.com/VI5of54iYl
— Tyler Parker (TP) (@iam_tylerparker) July 15, 2022
Em casos como o de Tyler, nos quais a criança é naturalmente grande o médico afirma que os exercícios podem começar cedo, aos oito anos, mas sem grandes cargas e com poucas repetições. Apesar do físico digno de alguém que treina com cargas pesadíssimas, porém, o jogador mirim parece se enquadrar nas recomendações: em seu Twitter, ele publica frequentemente vídeos nos quais aparece treinando com o peso do próprio corpo, cargas leves e até sem peso, usando itens como faixas elásticas.
Off Season GRIND Push Through adversity Through the pain on the outcome is beauty Working everyday towards my dreams💯💯 #Road2D1 pic.twitter.com/bWGbjJhpEH
— Tyler Parker (TP) (@iam_tylerparker) April 13, 2022
A hipertrofia – aumento da massa muscular –, no entanto, deve ficar reservada para após o fim do período de crescimento, ou seja, está liberada conforme o estirão de crescimento acontecer. Segundo o médico Ricardo Barros, isso tende, nas meninas, a ocorrer após a menarca (primeira menstruação), enquanto nos meninos é necessário acompanhar o gráfico de crescimento. Geralmente o estirão, nos meninos, acontece entre os 12 e 16 anos, com pico entre 13 e 14.
Grinding in Silence… Sophomore Campaign On the Way 43 Days out‼️ @BCollierPPI @PPIRecruits pic.twitter.com/IKpMhLdUqh
— Tyler Parker (TP) (@iam_tylerparker) July 6, 2022
Na hora de iniciar a prática de atividades físicas pela primeira vez, porém, é importante que o pré-adolescente tenha boa supervisão para evitar lesões ou desgaste físico exagerado, faça as atividades em equipamentos adequados, esteja sempre hidratado e tenha sua alimentação pré e pós-exercícios devidamente orientada por profissionais da área.