Exemplos de alimentos funcionais

por | jun 30, 2016 | Alimentação

Uvas e vinhos:

Componentes: flavonóides, fibras, cálcio e resveratrol (presente no vinho tinto também e que possui propriedades anticancerígenas e protetora do coração). Reduz o risco de doenças cardiovasculares.

Propriedades: anticoagulante, anticancerígena, reduz o colesterol e antioxidante. Sugere-se a ingestão de 240ml de vinho e de 240 a 480 ml de suco de uva, ou um cacho da fruta por dia.

Castanhas:

Componentes: ômega 6, ácidos graxos poliinsaturados, cálcio, vitamina C, ferro e antioxidantes (na castanha do Pará).

Propriedades: auxilia na prevenção de problemas cardíacos. Indica-se o consumo de uma castanha-do-Pará ou três amêndoas por dia.

Cebola:

Componentes: rica em quercetina(especialmente as roxas), um poderoso antioxidante, um anticancerígeno chamado alicina, vitaminas A e C e cálcio.

Propriedades: ajuda na regulação da pressão e circulação sanguíneas, tem efeito anticoagulante e aumenta o bom colesterol (HDL), que protege o coração. A recomendação de consumo diário é de cerca de 100 gramas, na comida.

Cenoura:

Componentes: uma das melhores fontes de betacaroteno. Pode ser convertido em vitamina A, vitamina C e ferro. Propriedades: Fortalece o sistema imunológico. Recomenda-se o consumo de 100 g por dia (ralada ou cozida).

Espinafre:

Componentes: ácido fólico, vitaminas A e C, cálcio, potássio, ferro e outros antioxidantes.

Propriedades: previne defeitos da má formação fetal. Como possui ácido oxálico (que pode ser tóxico), não deve ser ingerido em exagero. O recomendável é a ingestão de uma xícara por dia (cozido).

Linhaça:

Componentes: proteínas, fibras, ômega 6 e um potente antioxidante e anticancerígeno chamado lignina.

Propriedades: as mais conhecidas são a regularização do funcionamento do intestino, em especial no tratamento da prisão de ventre e na revitalização da pele. Auxilia na coagulação sanguínea, no metabolísmo dos ácidos graxos, além de ativar o sistema imunológico do organismo e reduzir a taxa de LDL-colesterol do sangue. A linhaça fortalece unhas, dentes e ossos e torna a pele mais saudável. A linhaça moída é excelente para baixa de peso, pois elimina o colesterol em forma rápida. Ajuda a controlar a obesidade e a sensação desnecessária de apetite, por conter grandes quantidades de fibra dietética; contém grandes quantidades de rejuvenescedor, pois retém o envelhecimento. A linhaça é útil para o tratamento da anemia. O consumo regular de linhaça ajuda aos rins a excretar água e sódio. A retenção de água (Edema) acompanha sempre à inflamação de tornozelos, alguma forma de obesidade, síndrome pré-menstrual, todas as etapas do câncer e as doenças cardiovasculares.

Maçã:

Componentes: fonte de fibras solúveis que auxiliam no controle glicêmico, cálcio, flavonóides, pectina (que auxilia o funcionamento do intestino) e quercetina, um bioflavonóide com propriedades antiinflamatórias, além de proteger o coração, possui atividade anticâncer, antiúlcera, antialérgica, e ajudar na diminuição do risco de desenvolver catarata.

Propriedades: a combinação dos fitoquímicos, presentes na casca e polpa da maçã, responsável por suas propriedades antioxidantes e anticancerígenas. A ingestão regular de maçã também ajuda a reduzir as taxas de colesterol prejudicial (LDL) ao organismo, prevenindo problemas cardíacos. Recomenda-se o consumo de uma por dia.

Repolho:

Componentes: ferro, magnésio, cálcio, vitamina C e sulforafeno (um potente antioxidante).

Propriedades: ajuda a prevenir o câncer do aparelho digestivo e reduz o risco do desenvolvimento de outros tumores em até 35%, além de eliminar toxinas do organismo. Recomenda-se o consumo de uma xícara de chá por dia (cozido).

Semente de girassol:

Componentes: ômega 6, vitamina B, fibras e cálcio.

Propriedades: diminui o risco de doenças cardíacas e câncer. Recomenda-se o consumo de uma colher de sopa por dia.

Tomate:

Componentes: rico em licopeno, substância responsável pela coloração vermelha, que possui ação antioxidante e está presente também em outras frutas vermelhas, como melância, goiaba e mamão papaia. O tomate cru tem alto teor de vitamina A, B e C.

Propriedades: o efeito antioxidante do licopeno reduz a presença de radicais livres, protegendo as células da oxidação. Estudos demonstraram que alimentos contendo licopeno reduzem o risco de câncer intestinal, estomacal, da bexiga, do colo uterino, da pele, dos pulmões e principalmente do risco de doenças cardiovasculares e do câncer de próstata. Procure consumir 1 copo de suco de tomate /dia ou um copo do molho de tomate quando preparar o seu macarrão.

Alho:

Componentes: alicina, vitamina C, Selênio e Zinco

Propriedades: estudos demonstraram que o consumo regular de alho fortalece o sistema imunológico e reduz a incidência de tumores de estômago e cólon. O alho também atua na prevenção de doenças cardiovasculares, reduzindo a taxa de LDL (colesterol ruim) do sangue e possui ação reguladora da pressão arterial. Recentemente descobriram-se propriedades antibióticas no alho, o que auxilia no combate à H. pylori (bactéria que causa a gastrite). Recomenda-se o consumo diário de um dente (cerca de 600 mg), para a redução da pressão arterial e dos níveis de colesterol.

Aveia:

Componentes: fibras insolúveis e solúveis (beta-d-glucanas), fósforo, cálcio e carboidratos.

Propriedades: alguns estudos têm demonstrado a diminuição do LDL-colesterol ruim. Há evidências de que a beta-d-glucanas têm efeito protetor no desenvolvimento do câncer de cólon e na diminuição da absorção da glicose em diabéticos. Em 1997, o FDA (Food And Drug Administration) aprovou uma nova regulamentação, permitindo que produtos de aveia integral trouxessem em seus rótulos apelo de benefício à saúde, relacionando seu consumo à redução de risco de doenças cardíacas.

O FDA conclui que a beta-d-glucana é o componente responsável pela diminuição do colesterol total e LDL no sangue em dietas que contenha cerca de 3 g/dia de beta-d-glucana(equivalente ao consumo de 40 g de farelo de aveia e 60 g de farinha de aveia).

Azeite:

Componentes: antioxidantes fenólicos, vitaminas e gordura monoinsaturada (que não afeta o colesterol). E a maior fonte natural de ômega 9 (que ajuda a reduzir o colesterol total e LDL, além de impedir a obstrução de artérias)

Propriedades: auxilia na redução do LDL, o colesterol ruim, e pode reduzir em até 40% o risco de doenças cardíacas se usado no lugar de manteiga ou margarina. Recomenda-se uma colher de sopa por dia.

Brócolis:

Componentes: glicosinato, um potente anticancerígeno, estimula os genes que aumentam a produção de glutationa (antioxidante que auxilia o fortalecimento do sistema imunológico), proteínas, cálcio, vitamina C e ferro.

Propriedades: age no organismo como antiinflamatório, antibiótico, anticoagulante e analgésico. Além disso, combate viroses, protege o fígado, reduz o colesterol, combate a dor muscular; diminui a pressão arterial e previne o câncer. Assim como outros alimentos da mesma família das crucíferas (como couve-flor), o brócolis previne várias formas de câncer, incluindo os de estômago, esôfago, pulmão, faringe, útero, pâncreas e cólon, Recomenda-se o consumo de 100 gramas/dia.

Por Flavia Ramos e Luana Stoduto