dependência química

Filha de Michael Jackson revela dependência química: “Por estar sóbria, posso sorrir hoje”

Paris Jackson se abriu sobre a dependência química de álcool e heroína, detalhando o momento da recuperação que vive atualmente

Usando o Instagram, Paris Jackson, filha de Michael Jackson, se abriu sobre o vício em substâncias recentemente. Após anos de uma vida conturbada, marcada por alguns escândalos, ela detalhou a dependência química – e inspirou ao afirmar que está sóbria há cinco anos.

Filha de Michael Jackson revela dependência química

Paris Jackson, filha de Michael Jackson, se abriu recentemente sobre um problema de saúde difícil: a dependência química. A jovem de 26 anos afirmou ter vício em álcool e heroína, tudo no dia em que chegou à marca de cinco anos sem usar nenhuma dessas substâncias ou outras drogas.

dependência química
(Crédito: Reprodução/Instagram @parisjackson)

“Oi, eu sou a Paris e sou alcoólatra e viciada em heroína. Hoje completo 5 anos limpa e sóbria de todas as drogas e álcool”, disse ela, compartilhando detalhes da luta contra a doença, que é considerada uma condição crônica cujos tratamentos visam manter sob controle.

“Dizer que sou grata seria um eufemismo barato. Gratidão mal chega aos pés. É por estar sóbria que eu posso sorrir hoje. Posso fazer música, viver a alegria de amar meus cachorros e gato, sentir uma dor de coração partido em toda sua glória, sentir luto, rir, dançar, confiar. Sinto o sol na minha pele e é morno. Descobri que a vida continua acontecendo independentemente de se eu estou sóbria ou não, mas hoje eu consigo fazer parte dela”, declarou.

Por fim, ela explicou o vídeo que acompanha o relato. “Aqui estão alguns registros do que só foi possível por conta da minha sobriedade e, meu Deus, não acredito que quase perdi tudo. Obrigada”, disse a jovem que, assim como o pai, seguiu o caminho artístico e recebeu apoio tanto de outras celebridades quanto de membros da própria família.

(Crédito: Reprodução/Instagram @parisjackson)

“Parabéns, Paris!! Estou muito, muito, muito orgulhosa de você e do seu crescimento, da sua força e das suas conquistas. E obrigada por ajudar outros que estão passando por isso. O tempo voa, foram cinco longos anos, estou muito orgulhosa de você, querida! Te amo, estou te mandando muito amor, luz e força positiva contínua sempre. Como você sabe, estou aqui para você”, disse a cantora La Toya Jackson, tia de Paris.

“Você é incrível, incrível, incrível”, disse a atriz Lucy Hale. “Estou muito orgulhosa de você, irmã”, disse a atriz Paris Hilton.

Como é a recuperação da dependência química

Ainda que não seja levada tão a sério como doença por grande parte das pessoas, a dependência química é uma condição de saúde. Ela altera significativamente a química cerebral a partir do mecanismo de recompensa. Isso faz com que pessoas que convivem com a dependência tenham problemas relacionados, por exemplo, a autocontrole, memória, aprendizado, entre outros.

Segundo o National Institute on Drug Abuse (NIDA), órgão governamental norte-americano, essas mudanças cerebrais podem ser profundas a ponto de a abstinência das drogas não ser o suficiente para que o paciente se recupere. É preciso, em muitos casos, “reconfigurar” o cérebro para que ele reganhe suas funções normais.

(Crédito: Reprodução/Instagram @parisjackson)

Sendo assim, a dependência química é um problema multifatorial, crônico e de difícil tratamento. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o tratamento inclui abstinência (remoção das substâncias do corpo sob supervisão médica, contanto com o uso de remédios no processo, se necessário), terapia e mais.

Pessoas que se recuperam da dependência química ainda precisam manter cuidados constantes. Elas precisam, por exemplo, do apoio de terceiros, de estratégias que ajudem a controlar o vício e evitar recaídas, de um cuidado constante com a saúde mental, entre outras questões.

Saúde mental