Melhora a ansiedade, ajuda na inflamação e dor de cabeça: 5 usos de óleos essenciais

Aprenda as quantidades e melhores misturas para aliviar sintomas

Além de serem ótimos para incluir na dieta, alguns elementos naturais também podem oferecer muitos benefícios quando inalados. Esse é o caso, por exemplo, dos óleos essenciais que muitos deles contêm.

Seja para ajudar a relaxar ou até para aliviar dores mais incômodas, esses óleos podem ser usados sozinhos ou em blends (combinações) que intensificam sua ação. Veja abaixo algumas sugestões de uso feitas pelo Dr. Luciano Bruno para aproveitar ainda mais as vantagens de cada ingrediente.

Sugestões de óleos essenciais: como usar e com o que misturar

Óleos essenciais. (Crédito: Tara Winstead/Pexels)

Lavanda:

Rico em linalol, esse óleo está associado ao relaxamento e melhora da qualidade do sono. Para aproveitar esses benefícios, então, use de 4 a 8 gotas, antes de dormir ou quando estiver mais agitado durante o dia.

Manjericão:

Auxilia na redução da dor de cabeça e melhora da ansiedade. Por isso, é muito indicado de 4 a 8 gotas por dia para pessoas com enxaqueca crônica.

Frankincense:

Auxilia na redução da dor e conta com ação anti-inflamatória.

“Peaceful sleep”:

A combinação de óleos essenciais de lavanda, camomila, ylang ylang, laranja, tangerina e sândaloajuda a ter um sono reparador. É possível comprá-la pronta, mas você pode criar seu próprio blend em casa sem nenhuma dificuldade.

“Clear the air”:

Mistura de óleos essenciais de eucalipto, alecrim e hortelã-pimenta que auxilia na melhora da respiração. Isso porque ajuda a deixar o muco mais fluído. Para o blend, use 2 gotas de eucalipto, 2 gotas de alecrim e 4 gotas de hortelã-pimenta.

Dicas de bem-estar