Pessoas honestas são mais felizes e têm até menos queixas de saúde: estudo mostrou

por | maio 2, 2022 | Bem-estar

Ser honesto e procurar sempre falar a verdade pode melhorar sua saúde física e mental e ainda fazer com que você seja uma pessoa mais feliz, descobriu um estudo realizado pela Universidade de Notre Dame, nos Estados Unidos.

“Evidências indicam que os norte-americanos contam, em média, 11 mentiras por semana. Queríamos descobrir se viver de forma mais honesta poderia realmente melhorar a saúde”, afirmou Anita E. Kelly, professora de psicologia da instituição e autora da pesquisa.

Segredo
Viorel Kurnosov/Istock

Para o trabalho científico, 110 adultos entre 18 e 71 anos de idade foram recrutados e divididos em dois grupos. Os estudiosos pediram para que metade dos participantes parassem de mentir durante 10 semanas.

Os voluntários poderiam omitir a verdade e até manter segredos, mas foram orientados a não contar mentiras, grandes ou pequenas. O outro grupo deveria apenas informar aos pesquisadores o número de mentiras que havia contado durante a semana.

Positividade
AaronAmat/Istock

Semanalmente, os pesquisadores realizavam encontros para contabilizar as mentiras e aplicavam questionários para avaliar a saúde física e mental dos participantes, assim como a qualidade de suas relações.

Mentir faz mal para a saúde, diz estudo

Analisando os dados do estudo, os pesquisadores descobriram que os dois grupos reduziram o número de mentiras contadas. No entanto, o grupo que foi orientado a ser sempre honesto apresentou melhora mais significativa na saúde.

Ao parar de mentir, “o grupo honesto” relatou menos tristeza e estresse, além de menos queixas de problemas físicos, como dor de cabeça e até dor de garganta.

Mentira
Marija Stepanovic/Istock

O trabalho científico ainda revelou que, nas semanas em que os participantes contaram menos mentiras, eles relataram que seus relacionamentos pessoais melhoraram e que suas interações sociais em geral foram mais tranquilas no período.

Bem-estar e comportamento

Cientista afirma que amor é vital ao ser humano: tão necessário quanto água e comida
Ciência tem explicações para o fato de alguns casais serem tão parecidos
Conheça os 5 grandes traços de personalidade: ajudam a entender o comportamento humano