Em meio a rotinas cada vez mais corridas, manter contato próximo com amigos é, geralmente, bem difícil, mas um estudo recente mostrou que amizades não precisam acabar por isso. Isso porque, segundo pesquisadores, um simples “mimo” com amigos de vez em quando – especialmente de surpresa – significa mais do que costuma-se imaginar.
Simples “oi” ocasional a um amigo é mais apreciado do que se imagina
Para muitos, estar junto dos amigos com frequência é uma tarefa que requer um tempo geralmente indisponível, mas, segundo um estudo publicado recentemente no periódio Journal of Personality and Social Psychology, é possível alegrar um amigo e fortalecer esta ligação com atos muito simples que não requerem grandes esforços.
Elaborado por pesquisadores da Universidade de Pittsburgh, nos Estados Unidos, o estudo em questão conduziu uma série de experimentos que envolviam tentativas de conexão entre pessoas. Com base em experiências passadas, parte dos 5,9 mil participantes demonstrou não crer tanto nos benefícios de, por exemplo, mandar uma mensagem, um e-mail ou um pequeno presente a amigos – e eles estavam enganados.
Isso porque, em contraste, os demais participantes recordaram situações semelhantes nas quais eles foram procurados por amigos desta forma, com pequenos atos que buscam apenas checar o bem-estar deles. Em todos os experimentos acerca disso, o contato foi valorizado por estas pessoas em níveis bem maiores do que o imaginado por aquelas consultadas sobre iniciar o contato.
Com base nisso, a conclusão da pesquisa foi a de que, apesar de parecer algo pequeno, manter o contato com amizades com base em cuidados simples, como mensagens ocasionais e presentes é algo bastante proveitoso, especialmente quando a situação inclui um elemento de surpresa.
Além disso, ainda foi teorizado que os benefícios destes pequenos contatos pode estar ainda maior após períodos de isolamento social, como os causados pela pandemia de Covid-19.