Mãe de Isis Valverde rejeita pressão por positividade constante diante o câncer: “Não dá para ficar sendo sorrisos”

por | ago 23, 2024 | Bem-estar

Com câncer de mama, Rosalba Nable, a mãe de Isis Valverde, desabafou sobre a forma como encara a doença

Convivendo com um câncer de mama, Rosalba Nable, a mãe de Isis Valverde, fez um desabafo sobre a forma como tem lidado com a doença. Junto de um raro registro no qual aparece sem os cabelos devido à quimioterapia, ela refletiu sobre a ideia de enxergar o “lado positivo” da doença – e deixou claro que não pretende mascarar a dor para se encaixar nisso.

Mãe de Isis Valverde reflete sobre diagnóstico de câncer

Usando o Instagram, Rosalba Nable deu uma rara declaração sobre o estado de saúde. Enfrentando um câncer de mama diagnosticado em maio de 2024, ela está sem os cabelos – algo que também não costuma mostrar –, e usou um clique bem real de si mesma para refletir sobre a situação.

Na publicação, a mãe de Isis Valverde falou especialmente sobre a ideia de que, ao receber um diagnóstico de câncer, é preciso manter a positividade o tempo todo. Ela, no entanto, discorda disso, e afirma que não pretende deixar de lado a própria dor para se enquadrar no que é esperado.

Mãe de Isis Valverde
Isis Valverde e a mãe, Rosalba Nable (Crédito: Reprodução/Instagram @rosalbanable)

“Estou ouvindo muito sobre isso. [Sobre] como receber um diagnóstico duro de câncer deve ser olhado com otimismo, como aprendizado, como uma chance de ser melhor. Que se deve ter coragem e força. Que o psicológico é fundamental para a cura e para suportar todo o processo. Tudo isso funciona muito bem na teoria, porque na prática é bem diferente”, disse ela.

Na sequência, Rosalba afirmou que não pretende romantizar a situação. “Aqui, pelo menos por enquanto, não terei frases motivacionais, nem aquele depoimento lindo de superação. Não mesmo. E não existem julgamentos aqui, prezo por isso. Cada um é um. Cada um tem o direito de sentir sua dor do jeito que bem entender. No meu caso, não está dando para dizer que esse processo e todas as dores que o envolvem são suportáveis”, disse ela.

Afirmando admirar quem passa por esse processo mantendo um sorriso no rosto, agradecendo e emanando boas energias, ela frisou que “não é essa pessoa”, e que pretende honrar a forma como sempre agiu diante de adversidades.

Mãe de Isis Valverde
Rosalba Nable (Crédito: Reprodução/Instagram @rosalbanable)

“Como sou extremamente visceral, se eu desejasse não sentir essas emoções, estaria negando uma das verdades mais incontornáveis da minha vida: a dor existe e faz parte dela”, disse ela, dando detalhes sobre como vem encarado o tratamento desde o diagnóstico.

“Sempre odiei hospitais – ali, me foram arrancadas das mãos as pessoas que mais amei. Agora estou tendo que aprender a viver isso. Tenho uma agenda médica desde 10/05/24. Desculpe, não dá pra ficar sendo sorrisos. E não existe vitimismo aqui, repito. Apenas sigo, como uma marionete, de cortinas fechadas, porque a plateia não quer ver essa parte. E nem precisa”, declarou.

Rosalba falou sobre sensação de “culpa” pela doença

Na sequência, ela fez uma reflexão sobre uma sensação que muitas pessoas diagnosticadas com a doença têm. “Só digo que não foi minha culpa. Não é sua culpa. Não é culpa de ninguém. Meus exames provaram que meu câncer não foi genético. Portanto, não herdei da minha mãe. Nem de meu avô. Simplesmente era pra ser assim. O primeiro passo que dei foi eliminar essa culpa. Foi cirúrgico”, afirmou ela.

Rosalba Nable e o namorado (Crédito: Reprodução/Instagram @rosalbanable)

Em seguida Rosalba contou como reage às perguntas sobre seu estado de saúde. “Sigo caminhando. É a resposta que mais utilizo para várias perguntas carinhosas e cheias de amor que recebo diariamente. O amor é mesmo um dos deuses mais lindos. Sempre fui de ver cada dia como uma vida, isso se reforçou agora. Existem dias bons e ruins, mas nada é para sempre. Nunca é. Isso me conforta. Acolhi minha dor, mas não vou morar nela”, disse.

Por fim, a mãe de Isis Valverde deixou um conselho a quem a acompanha. “Eu só sei que não tive e não estou tendo outra escolha a não ser seguir em frente. E se for também sue caso, lembre-se: ‘Se você está atravessando o inferno, não pare’. Continue andando”, aconselhou Rosalba.

Saúde