A exaustão mental é um processo de desgaste que ocorre devido ao acúmulo de estresse, excesso de tarefas e até mesmo pela grande quantidade de informações que nosso cérebro recebe diariamente. Não à toa, em tempos de redes sociais, o problema tem se apresentado com uma frequência cada vez maior.
O esgotamento da mente nem sempre sinaliza uma síndrome de burnout, doença caracterizada pela sobrecarga e estresse extremo, geralmente no ambiente de trabalho. Os sintomas, no entanto, podem ser bastante parecidos.
Sintomas de exaustão mental
A exaustão mental, que pode atingir qualquer pessoa em idade produtiva ou durante a vida estudantil, pode provocar alterações físicas e emocionais. Entre os principais sintomas, segundo informações da Mayo Clinic, estão:
- Ansiedade;
- Apatia;
- Depressão;
- Irritabilidade;
- Falta de motivação;
- Tendência ao choro;
- Sensação de desesperança;
- Nervosismo;
- Fadiga;
- Dores de cabeça;
- Falta de apetite;
- Dores musculares.
Além disso, é preciso frisar também que, além dos sintomas emocionais e físicos, a exaustão mental também dá sinais claros na forma como a pessoa se comporta ou em termos de produtividade. É possível, portanto, que ela apresente:
- Dificuldade em cumprir prazos;
- Menor comprometimento com o trabalho;
- Faltas frequentes no trabalho;
- Necessidade de mais tempo para completar tarefas habituais.
Como tratar a exaustão mental
O primeiro passo para tratar a exaustão mental é tentar reconhecer, evitar e eliminar os fatores estressores. Procurar ajuda de um psicólogo, por exemplo, pode ajudar nesse reconhecimento e favorecer a recuperação da sensação de bem-estar.
Quando não é possível mudar uma situação estressora por tê-la fora do controle, é importante buscar técnicas de atenção plena, que ajujdam a focar no momento presente. Mesmo que uma série de coisas ruins estejam acontecendo, certamente há situações neutras ou positivas para destacar – e listá-las pode ajudar a apaziguar a sensação de “ameaça”, acalmando a ansiedade.
Atitudes simples no dia a dia e pequenas mudanças de comportamento também podem combater a exaustão mental. Praticar exercícios regularmente, manter uma boa rotina de sono, se alimentar de forma saudável e equilibrada ajudam a aliviar o estresse e evitam o esgotamento.