Técnica parece simples, mas realmente ajuda a acalmar a ansiedade e foi criada para ajudar crianças traumatizadas após um furacão no México
Afinal, existe alguma forma de acalmar a ansiedade rápido e sem medicamentos? A psicologia tem uma série de técnicas que ajudam pessoas a fazer o que se chama de autorregulação emocional – e uma delas se chama “abraço da borboleta”, usada inclusive pelo príncipe Harry. Entenda abaixo:
“Abraço da borboleta”: o que é a técnica que ajuda a acalmar a ansiedade?
Durante o documentário “Meu Lado Invisível” (“The Me You Can’t See”), da Apple TV+, o príncipe Harry se abre sobre questões relacionadas a saúde mental. Nele, o ex-monarca chegou a mostrar uma técnica inusitada para acalmar a si mesmo em pouco tempo. O nome do método é “abraço da borboleta” – e, apesar de parecer simples, é até mesmo premiado.
Conforme apontam estudos, o “abraço da borboleta” foi criado por Lucinda Artigas, especialista em psicotraumatologia. A técnica foi fruto de um trabalho feito por ela em 1998 com sobreviventes do Furacão Pauline, que afetou o México na época. Os resultados foram tão promissores que ela recebeu, em 2000, o prêmio de Inovação Criativa da Associação Internacional de EMDR (Dessensibilização e Reprocessamento por Movimentos Oculares).
Mas, afinal, o que é essa técnica que ajudou com sucesso no tratamento de inúmeras crianças traumatizadas após a catástrofe natural? Segundo estudos, se trata de uma ferramenta derivada de técnicas da EMDR, método focado especialmente no desgaste de traumas a partir de estímulos sensoriais. É justamente esse o foco do “abraço da borboleta”.
A ideia é que uma série de movimentos feitos suavemente com os braços cruzados na frente do peito ajudem o paciente a se concentrar no presente, reduzir os níveis de estresse e acalmar a ansiedade rapidamente. Isso ocorre a partir da ativação do sistema nervoso parassimpático, que atua em mecanismos fisiológicos ligados ao estresse (como a redução dos níveis de cortisol no corpo, por exemplo).
Como acalmar a ansiedade rápido com o “abraço da borboleta”
O “abraço da borboleta” funciona da seguinte forma:
- 1: escolha uma posição confortável. Você pode ficar em pé ou sentar-se;
- 2: posicione os braços em forma de “X” na frente do corpo, com as mãos tocando o peito. As pontas dos dedos devem ficar próximas ao pescoço, apontando para cima e não para os braços;
- 3: entrelace um dedão no outro. Este será o “corpo” da borboleta, enquanto os demais dedos serão as asas;
- 4: movimente lentamente as mãos imitando o bater de asas do inseto. Deixe que suas mãos se movam livremente
- 5: mantenha os olhos fechados ou apenas ligeiramente abertos, focando o olhar na ponta do nariz;
- 6: respire profundamente e foque nas sensações, nos sons, nos cheiros ao redor e em seus pensamentos
- 7: você pode, se quiser, se colocar no lugar de “observador”, buscando enxergar os pensamentos estressantes como nuvens passando.
- 8: aproveite o momento calmo para se transportar, na imaginação, para um local calmo e seguro.