Whey protein engorda? Saiba como tomar o suplemento para ter bons resultados

por | jan 22, 2018 | Alimentação

Os suplementos de proteína, como o whey protein, já fazem parte do dia a dia de muitas mulheres, principalmente daquelas que frequentam academias. Muitas ainda torcem o nariz por acreditarem que whey engorda, mas a verdade é que, se for consumido do jeito certo, o produto traz apenas benefícios à saúde.

Proteína engorda tanto quanto carboidrato, eles têm exatamente as mesmas calorias. Quem toma a proteína sem se preocupar com a dieta, pode acabar engordando, já que um scoop de whey tem de 120 kcal a 200 kcal, o que representa mais de 10% do recomendado para uma dieta restritiva de 1200 kcal”, explica a nutricionista esportiva Vanessa Pimentel.

Para não engordar, a dica é usar o whey protein para substituir algum alimento e não como um complemento. Por exemplo, após a academia, em vez de comer um iogurte natural com frutas e chia, consuma o whey com água, e não tudo junto.

Como tomar whey protein 

De acordo com a nutricionista, qualquer mulher pode tomar whey protein, exceto aquelas que apresentam algum tipo de doença renal. “Suplemento não é só para esportista. A suplementação é ótima para ganhar massa e perder peso. Após os 30 anos, as mulheres começam a perder massa muscular e tomar whey pode ajudar a reduzir esse processo”, ressalta Vanessa.

Whey pós-treino 

Para aproveitar todos os benefícios do whey, é preciso consumir da forma certa. Como a proteína é um macronutriente construtor que auxilia na recuperação muscular, deve ser consumida depois da atividade física.

O whey pode substituir um lanche intermediário, pois favorece a sensação de saciedade, mas não deve ser usado como pré-treino. Para ganhar massa e perder gordura, a nutricionista indica consumir o whey com água. Se a gordura não for problema e a ideia é apenas ganhar massa, pode acrescentar no suco de frutas ou na água misturada a um carboidrato simples, como maltodexrina.

Vale ressaltar que, para introduzir o suplemento na dieta, é fundamental procurar a ajuda de um profissional. Apenas um nutricionista pode indicar o melhor produto e as quantidades de acordo com as suas necessidades nutricionais. 

Melhor whey protein 

Diante de tantas marcas, é importante ficar atenta para comprar um produto de boa qualidade. “Nas lojas de suplementos é possível encontrar várias marcas nacionais boas. As importadas normalmente são mais gostosas, mas não são fiscalizadas pela ANVISA, então prefiro sempre indicar as fabricadas aqui”, afirma. Além da marca, é importante ficar atenta ao tipo de whey. 

Shutterstock

Whey protein concentrado 

“É o mais barato, bom para quem quer otimizar o consumo”, explica a nutricionista. Ela esclarece que esse produto leva mais tempo para ser absorvido pelo organismo e tem digestibilidade menor. Também apresenta mais carboidratos e gorduras do que as outras versões.

Whey protein isolado 

Tem cerca de 90% de proteína e é livre de gordura e carboidrato. É indicado para pessoas que querem apenas ganhar massa muscular.

Whey protein hidrolisolado 

De acordo com Vanessa, essa é a melhor opção: oferece ótima digestibilidade, pois a proteína está quebrada em cadeias menores, o que favorece a absorção pelo organismo.

Whey protein feminino com colágeno 

O Whey protein para mulheres tem colágeno e elastina, mas as diferenças entre ele e a versão normal são poucas.

Dicas de boa forma: