Além da alimentação e da prática regular de atividades físicas, manter os níveis hormonais equilibrados é fundamental para emagrecer e beneficiar a saúde como um todo. Quando o assunto é gordura da barriga, três hormônios específicos devem estar regulados para evitar que a adiposidade de acumule na região: cortisol, insulina e testosterona.
Hormônios que influenciam na gordura abdominal
Cortisol: conhecido como “hormônio do estresse”, o cortisol é responsável por enviar sinal de alerta ao organismo quando estamos em situação de risco ou perigo. Em momentos de grande tensão e liberação aumentada de cortisol, algumas reservas específicas de glicose são mobilizadas e, uma vez que não são utilizadas pelo corpo, acabam acumuladas nos depósitos de gordura da região abdominal.
Insulina: o hormônio é responsável por levar a glicose para as células do corpo para que seja, em seguida, utilizada como fonte de energia. Em excesso no organismo, a insulina transforma o “açúcar” em gordura que acaba estocada na barriga.
Testosterona: apesar de ser chamado de “hormônio sexual masculino”, a testosterona também está presente no organismo das mulheres e, assim como o cortisol e a insulina, também influencia no acúmulo de gordura na barriga. Quando desregulada, a testosterona diminui sua capacidade de auxiliar a queima de gordura e ainda dificulta a construção e a manutenção de massa muscular magra.
Como perder barriga de forma saudável
- Diminua a barriga sem se sacrificar: incorpore estes 7 hábitos simples
- 4 semanas para secar a barriga de maneira saudável: médico ensina
- Há um tipo de fibra que faz a barriga CHAPAR de verdade: onde encontrar