Uma única noite mal dormida já é suficiente para fazer você engordar, descobre estudo

Além de aliviar tensões, combater estresse e melhorar a memória, dormir bem ainda é considerado essencial para o emagrecimento, já que o sono de qualidade ajuda a regular hormônios relacionados ao controle do apetite e da saciedade.

E saiba que uma única noite mal dormida já pode resultar em ganho de peso, segundo revelou um trabalho científico sobre o sono realizado pela Universidade de Uppsala, na Suécia e apresentado recentemente no Congresso Europeu de Endocrinologia em Lisboa.

Dormir mal engorda: uma noite basta

ShutterStock

No experimento conduzido pelos pesquisadores, um grupo de 14 estudantes do sexo masculino foi submetido a uma série de testes de sono que iam desde o sono normal ao sono reduzido até a privação total durante vários dias.

Os voluntários foram então avaliados em relação às suas medidas, alterações na alimentação, níveis de açúcar no sangue e em sua taxa metabólica. Os resultados foram considerados surpreendentes até mesmo para os estudiosos.

ShutterStock

Foi descoberto que uma única noite de sono perdida é capaz de retardar o metabolismo de uma pessoa no dia seguinte, reduzindo o gasto de energia para tarefas básicas, como a respiração e a digestão, entre 5% e 20%.

Os estudantes também apresentaram níveis mais elevados de açúcar no sangue e piora no funcionamento de hormônios reguladores do apetite e controladores estresse após a interrupção do sono. A perda de sono, porém, não aumentou a quantidade de alimentos consumidas pelos participantes durante o dia.

Dicas para uma boa noite de sono