Tomar café que passou mais de 20 minutos em garrafa térmica ou requentá-lo faz mal à saúde

por | ago 16, 2024 | Alimentação

O hábito de tomar café “velho”, mesmo que ainda esteja quente, pode causar azia e dores – entenda o motivo

Você tem o costume de fazer grandes quantidades de café, colocar em uma garrafa térmica e tomar ao longo do dia? Pois saiba que esse hábito pode fazer mal, causando sintomas como azia, dor de cabeça e mais.

Entenda abaixo como tomar café sem que ele faça tão mal para o estômago:

Tomar café requentado ou “velho” faz mal?

tomar café
Café preto em xícara (Crédito: Ben Kolde/Unsplash)

É bastante comum o hábito de preparar bastante café e mantê-lo quentinho em uma garrafa térmica. Em ambientes coletivos como escritórios, por exemplo, as quantidades são ainda maiores. Além disso, muita gente também tem o hábito de requentar o café – tudo isso sem saber que essas práticas podem prejudicar a saúde.

Conforme explica o biólogo Vitor Pido, mais conhecido nas redes como Pido Biologia, o café é composto por alguns óleos e, como a maioria dos compostos orgânicos presentes na natureza, eles “estragam” em contato com o ar. O processo, segundo o biólogo, é a oxidação. “A oxidação altera a configuração molecular desses compostos”, afirma ele.

Preparo de café (Crédito: Maria Orlova/Pexels)

Em apenas 20 minutos de contato com o ar – algo impossível de evitar quando se prepara café, mesmo armazenando a bebida em uma garrafa térmica –, o processo de oxidação já começa. Em pouco tempo de oxidação, a bebida pode não mudar de gosto – mas, segundo o especialista, pode gerar prejuízos à saúde.

Café feito há mais de 20 minutos pode causar azia e dores

Para quem tem azia e dor de estômago ao beber café, a resposta pode estar justamente no momento em que ele é ingerido. Isso porque, de acordo com o biólogo, consumir o café que foi preparado há mais de 20 minutos e está, portanto, começando a “estragar”, causa não apenas esses sintomas como também dor de cabeça e até tontura.

Tomar café
Cafezinho em xícara (Crédito: Eren Li/Pexels)

Além disso, após 20 minutos desde o preparo, há ainda a degradação da cafeína. “Se sua intenção é se manter mais acordado, alerta e produtivo, o efeito só vai ser o esperado se o cafezinho for consumido na hora”, detalhe o profissional.

Como tomar café com segurança

Segundo o especialista, a ideia é fazer café em pequenas quantidades para, assim, desfrutar da bebida e de todos os benefícios dela em menos de 20 minutos desde o preparo. Além disso, não é recomendado requentar café velho – e, para quem é mais sensível, é melhor aproveitar o cafezinho da garrafa térmica do escritório enquanto está fresco.

Preparo de café (Crédito: Nicola Barts/Pexels)

Alimentação e saúde