Após passar anos restrita apenas em pratos regionais, a tapioca se tornou item indispensável em praticamente todos os cardápios de quem faz dieta ou pratica exercícios físicos. Apesar de nutritiva e garantir saciedade, o alimento deve ser consumido com moderação, pois que é rico em carboidratos, pobre em fibras e proteínas e possui alto índice glicêmico.
Leia também:
9 verdades sobre a tapioca que você precisa saber
3 acompanhamentos para tapioca que não atrapalham a dieta
Receita de tapioca com chia, mel e tofu
É possível, porém, reverter o problema de maneira simples, turbinando a tapioca para emagrecer ainda mais ao adicionar uma fonte de gordura ou proteína ou fibras no preparo. Acrescentar óleo de coco, farinha de chia, aveia, amaranto ou linhaça, diminui o índice glicêmico do alimento.
Para fazer a tapioca com as farinhas, basta adicioná-las à farinha que você usa normalmente para preparar o alimento. Distribua pela frigideira, como de costume, e aqueça até que a mistura seja completa. No caso do óleo de coco, coloque cerca de 1 colher de sopa do alimento e congele por 2 minutos até formar uma espécie de manteiga de coco na massa.
O índice glicêmico é um indicador da velocidade com que o açúcar presente em um alimento passa para a corrente sanguínea, aumentando a concentração de açúcar no sangue e estimulando a liberação de insulina.
O fator pode fazer com que o nível do açúcar no sangue baixe repentinamente, atrapalhando também o processo de emagrecimento. É preciso lembrar ainda que, enquanto a tapioca, em uma porção de 50 gramas, possui 43 gramas de carboidrato e, praticamente zero de proteínas e fibras, totalizando 175 calorias, o pão francês tradicional tem 150 calorias, mas contém maior quantidade de proteínas e fibras.
Aprenda como preparar um delicioso creme de tapioca gourmet:
[bolsatv creme-de-tapioca-gourmet]