Fazer uma sopa é a melhor maneira de utilizar todos os ingredientes saudáveis que você tem em casa para uma refeição prática, nutritiva e aconchegante. Além de ser aliada da dieta, ajuda a esquentar a alma nos dias frios.
Para acertar a mão no sabor e ainda aproveitar todo seu potencial nutritivo, alguns cuidados simples na hora da preparação podem fazer da sua sopa uma refeição completa, deliciosa e funcional.
Dicas para fazer uma boa sopa
A sopa ideal é aquela que pode substituir uma refeição e, ao mesmo tempo, ser balanceada – e muito gostosa, é claro. Com estes cinco passos postados pela nutricionista Fernanda Scheer, fica mais fácil preparar em casa:
1. Maneirar no carboidrato
Mandioquinha e batata doce são muito bem-vindas na sopa, mas não precisam ser os ingredientes principais. Usar legumes como abobrinha ou couve-flor para fazer a base, com raízes em porções menores, vai evitar que o prato sirva apenas como grande fonte de carboidratos.
2. Algo para mastigar
Muita gente não consegue se contentar com uma refeição essencialmente líquida. Além de comer em quantidades maiores, sente fome logo em seguida e apela a um lanchinho. Para garantir saciedade, coloque algo mastigável no caldo, como sementes ou alguma proteína.
3. Ponto do cozimento
Para aproveitar ao máximo os nutrientes de cada legume, a dica é não deixar que eles cozinhem demais. Use pouca água e leve ao fogo apenas pelo tempo suficiente para que fiquem “al dente”.
4. Proteína
Para que a sopa seja uma refeição completa, precisa ter alguma proteína, seja vegetal ou animal. Ovos, frango desfiado, grão de bico , tofu e quinoa são alguns exemplos.
5. Temperar bem
Além de deixar a sopa mais gostosa, os temperos complementam os benefícios nutricionais da sopa, como destaca a nutricionista Fernanda Scheer. A dica é começar com um bom refogado à base de alho ou cebola e finalizar com especiarias como cúrcuma, orégano, manjericão, sálvia, canela ou o que preferir.
https://www.instagram.com/p/Bx13NJyDq7R/