Quais os sintomas de quem está fazendo picos de açúcar? Médica explica

Saber entender os sinais do corpo pode ser a saída para a busca de uma alimentação mais saudável

O consumo de alimentos com alto índice glicêmico vem sendo estudado e discutido por muitos especialistas. Isso porque, além do que já se sabe sobre a influencia que eles causam para pessoas com diabetes, indivíduos saudáveis também podem sofrer impactos consideráveis.

Segundo a Dra. Luísa Comerlato, os sintomas dos picos de açúcar surgem quase que instantaneamente no corpo, mas podem perdurar e gerar queixas que são cada vez mais comuns entre a população.

Sintomas mais comuns causados pelos picos de açúcar

(Crédito: freepik/freepik)

Assim que comemos um alimento que faz um pico de açúcar, a insulina passa a atuar em nosso corpo e, em pouco tempo, temos uma queda dessa glicose no sangue. Consequentemente, é muito comum sentir cansaço ou até a necessidade de procurar energia em um outro alimento. Sendo assim, um dos principais sintomas que surgem é a vontade de doces e carboidratos, em uma busca por alimentos mais calóricos.

Esse, aliás, é um dos pontos que pode gerar um ciclo, que acaba por se concluir em um ganho de peso. No entanto, a ação da insulina no corpo interfere também na queima de gordura como fonte de energia o que pode causar ainda uma dificuldade de emagrecer. O corpo ainda pode sofrer com uma certa lentidão na gestação e até uma retenção hídrica.

Perceber esses sintomas e procurar maneiras para diminuir os picos, então, pode ser a chave para uma saúde mais equilibrada. Afinal, a ação da insulina constantemente pode causar problemas ainda mais graves ao corpo.

“A longo prazo, esses picos de glicose vão gerar uma resistência insulínica. E aí, sim, a gente pode desenvolver quadros de diabetes, doenças cardiovasculares, síndrome metabólica e questões com infertilidade também”, completa a especialista.

Alimentação