Seu peso ideal para sua altura: descubra se você está acima do que deveria

por | jun 30, 2016 | Alimentação

Para descobrir com precisão o quanto você está acima do seu peso ideal, é preciso calcular o Índice de Massa Corporal. O IMC é um padrão estabelecido pela Organização Mundial de Saúde que indica se seus níveis de gordura e peso estão dentro do recomendado. Quando o índice está acima do indicado, o risco de desenvolver vários males, como diabetes e problemas cardíacos, são maiores.

Leia também:
Cálculo do IMC pode determinar cuidados na gravidez
Pessoas com um mesmo IMC podem ter corpos muito diferentes
Teste do barbante mostra se você está realmente gorda

Porém, quem tem o IMC abaixo do recomendável, também não está em segurança, já que pode desenvolver doenças relacionadas à subnutrição e carência de minerais. O importante é observar o quanto você está distante da meta e buscar soluções para se aproximar dela. Veja a seguir como calcular o índice.

Para fazer o cálculo do IMC basta dividir seu peso em quilogramas pela sua altura ao quadrado (em metros). O resultado deve ser comparado aos valores da tabela, para descobrir se você está abaixo, em seu peso ideal ou acima dele.

Por exemplo, se você pesa 60Kg e mede 1,67m, você deve utilizar a seguinte fórmula para calcular o IMC:

IMC = 60 ÷ 1,67²
IMC = 60 ÷ 2,78
IMC = 21,5

Tabela
Abaixo de 18,5 = abaixo do peso ideal
Entre 18,5 e 24,9 = peso ideal
Entre 25,0 e 29,9 = sobrepeso
Entre 30,0 e 34,9 = obesidade grau I
Entre 35,0 e 39,9 = obesidade grau II
Entre 40 e acima = obesidade grau III

IMC menor do que 18.5 kg/m² – Peso abaixo do Normal
Consulte um especialista para saber se há algum problema com sua saúde, ou se o peso abaixo do normal pode estar de alguma forma ameaçando sua saúde.


calculo-do-imc-como-fazer-2.jpg

IMC 18.5 a 24.4 kg/m² – Normal

IMC entre 24.5 a 29.9 – Pré-Obesidade

Seu peso já pode representar um risco considerável à sua saúde. Se você também tem pressão alta, diabetes ou aumento de colesterol, precisa buscar acompanhamento médico. Nunca utilize medicamentos sem a indicação de um profissional, e lembre-se de que é muito importante um planejamento alimentar e a prática de atividades físicas.

IMC entre 30.0 a 34.9 kg/m² – Obesidade classe I
Seu peso causa risco aumentado para várias doenças, incluindo diabetes, hipertensão arterial, infarto do miocárdio e diversos tipos de câncer. Sua obesidade, por si só, já é considerada uma doença e necessita ser tratada com remédios. Procure seu médico para uma orientação adequada.

IMC entre 35.0 a 39.9 kg/m² – Obesidade classe II
Seu peso causa risco aumentado para várias doenças e tipos de câncer. Sua obesidade precisa ser tratada. Procure orientação médica.

IMC de 40 ou mais kg/m² – Obesidade classe III
Esta categoria engloba todos as pessoas com mais de 40 kg/m2, muitas vezes, com obesidade mórbida. Procure orientação médica.