Você já experimentou uma dieta que fez sua amiga secar e não notou qualquer diferença nas medidas e nos números da balança? Provavelmente descobriu, portanto, que não existe um único regime “milagroso” e que funcione para todo mundo da mesma forma. E este é apenas um dos motivos pelo qual os planos alimentares devem ser sempre orientados por um especialista.
Para emagrecer com saúde você deve levar em conta que são variados os fatores que, combinados, são os responsáveis pela perda de peso livre do efeito sanfona. Um deles é o seu tipo de metabolismo. Conhecer sua Taxa Metabólica Basal, então, pode ser o primeiro passo para, finalmente, emagrecer.
O que é Taxa Metabólica Basal?
Taxa Metabólica Basal (TMB) é que a quantidade mínima necessária de calorias para manter as funções vitais do organismo em repouso. Essa taxa pode variar de acordo com o sexo, peso, altura, idade e nível de atividade física.
O metabolismo basal representa, aproximadamente, 70% do gasto calórico diário e, para descobrir se seu metabolismo é lento ou rápido, você pode fazer uma matemática personalizada com uma fórmula bastante simples.
Como calcular a Taxa Metabólica Basal
- Mulheres: peso corporal (em kg) X 0,9 x 24
- Homens: peso corporal (em kg) x 24
Dependendo do seu estilo de vida, você deve fazer este cálculo:
- Pessoa sedentária: Metabolismo Basal (MB) x 1,2
- Pessoa pouco ativa (1 a 3 dias de exercício por semana): MB x 1,375
- Pessoa moderadamente ativa (3 a 5 dias de exercício por semana): MB x 1,55
- Pessoa muito ativa (6 a 7 dias de exercício por semana): MB x 1,725
- Pessoa hiperativa (2 horas por dia ou de exercício mais intenso): MB x 1,9
Por exemplo: se você é uma mulher que pesa 60 kg e se exercita dois dias por semana, seu cálculo seria este: Primeiro, você faria: 60 x 0,9 x 24 = 1296
Em seguida: 1296 x 1375 = 1782
Portanto, 1782 calorias por dia é o que seu corpo precisa.
Para emagrecer, seu balanço calórico deve ser negativo. Portanto, o que você deve fazer é reduzir o número de calorias que come por dia ou aumentar o seu gasto calórico.
Se você deseja diminuir o número de calorias que ingere, você deve fazê-lo em 100 calorias a cada semana, até um máximo de 500 calorias totais. Caso contrário, se você fizer isso de uma vez, você vai perder peso rapidamente, mas também vai eliminar músculo e colocar em risco a sua saúde.
Todos os protocolos de emagrecimento devem ser acompanhados por equipes multidisciplinares contendo endocrinologistas, nutricionistas, preparadores físicos e até psicólogos.
Como perder peso com saúde
- Dicas simples para comer consciente e perder peso de forma natural
- Os 3 passos mais eficazes para perder peso rápido, segundo a ciência
- Cardápio detox de 5 dias para quem exagerou, mas não quer engordar