Seis chás que vão te ajudar a melhorar sua saúde: de queda de cabelo a glicose alta

Nutricionista indica infusões que são capazes de aliviar sintomas bem comuns

Ter uma alimentação balanceada significa também beber muita água e ingerir outros líquidos que sejam saudáveis. Os chás, por exemplo, fazem muito bem à saúde e podem ser grandes aliados no combate de sintomas corriqueiros ou até de problemas um pouco mais sérios.

Pensando nisso, o nutricionista Renan Botelho separou seis receitas de infusões que podem fazer parte da sua dieta. Veja abaixo:

6 chás que fazem bem à saúde

Sua avó não estava errada: muitos chás podem ajudar a aliviar alguns sintomas. Apesar de naturais, contudo, eles têm contraindicações. Por isso, é sempre importante ler mais sobre cada erva para saber antes se você pode consumir a infusão feita com ela.

Quando seguro, algumas misturar ou até chás puros podem fazer parte da sua dieta e trazer benefícios. Alguns deles são:

Pata de vaca: ajuda a controlar a glicose alta e ameniza dores no corpo

Alecrim com cavalinha: combate a queda de cabelo

Hibisco: por ser diurético, diminui o inchaço e a pressão alta

Chá de hibisco. (Crédito: Beyza Efe/Pexels)

Urtiga dioica, orégano e louro: imunidade baixa, gripe, candidíase e infecção de urina

Cardo-mariano: trata problemas no fígado

Oolong e feno-grego: combate o metabolismo lento

A última opção, aliás, é uma das favoritas do especialista. Segundo ele, o chá ajuda na perda de peso pois o oolong estimula a queima de gordura e equilibra os níveis de glicose no sangue. Além disso, o feno-grego é rico em fibras.

Para preparar a receita, use uma colher de chá de cada ingrediente em 300ml de água e deixe ferver por 2 minutos. Tampe e infusione por 5 minutos.

Consuma de 1 a 2 xícaras por dia, preferencialmente 30 minutos antes das refeições principais para ajudar no controle do apetite e na regulação glicêmica. Evite consumir à noite, pois o oolong contém cafeína.

Alimentação saudável