Segredos da boa forma

por | jun 30, 2016 | Alimentação

Por Redação, [email protected]

Manter a boa forma exige disciplina, atividades físicas e uma boa alimentação. Mas o Bem Leve traz oito dicas para te ajudar a driblar as calorias e espantar os quilinhos extras.

1 – Troque o açúcar pelo adoçante

Essa regra, apesar de não servir para substituições na hora de cozinhar, é tiro e queda para tornar o cafezinho inofensivo. Enquanto uma xícara pequena (50 ml) da bebida adoçada com açúcar refinado contém 33 calorias, com adoçante cai para 3.

2- Prefira frutas ao suco

A nutricionista Larissa Cohen dá dois motivos para deixar de lado as caixinhas de suco. “O suco passa direto pela boca, sem que você mastigue. Mas o processo de mastigação é importante, pois ele ativa o metabolismo, ajudando a queimar energia. Além disso, quando você toma um copo de suco de laranja, por exemplo, está ingerindo o correspondente a quatro laranjas. Se você fosse comer, certamente comeria menos de quatro”, explica a nutricionista.

3- Chá verde, por favor

Quer uma força da natureza? Tome ao longo do dia algumas xícaras de chá verde. Luiz Felipe Guimarães, médico homeopata especializado em plantas medicinais, explica: “O chá verde é termogênico. Essa propriedade faz com que ele aumente um pouco a temperatura do corpo, e, consequentemente, o metabolismo. Além disso, abaixa o colesterol, é diurético e facilita a digestão”. Mas nada de exageros: “Por conter cafeína, evite tomar mais do que duas xícaras por dia. O melhor momento é pela manhã e, no máximo, até o meio da tarde”, sugere o homeopata.

4- Dê preferência aos grãos integrais

Essa dica vale para pães, arroz e massas. “Os grãos integrais são ricos em fibras. Além de aumentar a sensação de saciedade, as fibras são absorvidas pelo organismo mais lentamente, auxiliando no emagrecimento”, explica a nutricionista Larissa Cohen.

5- Refrigerante, só se for diet

Tudo bem, a gente sabe que não deve, mas às vezes não dá para resistir. Se for se entregar ao refrigerante, vá de diet. Uma latinha de Coca-Cola tradicional tem 137 calorias. Já a versão light, apenas 1,5. Melhor assim!

6- Saladas e sopas

Antes de encher o prato na hora do almoço, dê uma chance às saladas. Elas reduzem o apetite, são saudáveis e podem ser comidas à vontade. Já no jantar comece com uma sopa. Quando passar para o prato principal, a fome será bem menor.

7- Não beba durante as refeições

Todo mundo recomenda que não se beba durante as refeições, mas será que faz sentido? A nutricionista Larissa Cohen explica: “Quando consumidos junto com alimentos, os líquidos dilatam o estômago. Isso faz com que caiba cada vez mais comida nele. Além disso, os líquidos diluem as enzimas responsáveis pela digestão, fazendo com que o alimento fique mais tempo parado no estômago antes de ser digerido”. O resultado é uma absorção maior de energia – incluindo aí açúcares e gorduras.

8- Menos óleo na comida

Não precisa deixar o óleo de lado na hora de cozinhar, basta reduzir a quantidade. “É muito comum, principalmente na hora de preparar refogados, se utilizar uma quantidade muito grande de óleo. Reduzindo, já melhora bastante”, ensina a nutricionista Larissa Cohen. Uma colher de sopa de óleo de girassol, canola, ou gergelim contém 90 calorias.