“Salgado maromba” ajuda a manter a forma

Quando o assunto é boa forma, as novidades não param de surgir. A bola da vez é o “salgado maromba”, que virou uma febre entre os fanáticos por malhação. De acordo com a Paula dos Santos Ribeiro, do Rio de Janeiro, especialista em Nutrição Esportiva, Clínica e Estética e em Fisiologia do Exercício, “é simplesmente uma forma gostosa e distinta de ingerir proteína nos lanches intermediários”.

Leia também:
Alimentos termogênicos ajudam a perder 1 kg a mais por mês
Alimentos gordurosos que emagrecem
Chá branco x chá verde: qual o melhor para emagrecer?

O que é o “salgado maromba”

O “salgado maromba” foi inventado pela estudante Tati Guidi, que começou a divulgar na rede social Instagram, e imediatamente se tornou uma sensação. “Hoje as pessoas estão focadas em secar na academia e, assim sendo, as restrições na dieta são maiores, dificultando a variação do cardápio”.

O salgado é rico em proteína e não leva farinha de trigo, por isso virou uma excelente opção. “E você pode fazer no formato que quiser: de rocambole, de pastel assado, enroladinho, em bolinhas, fica a critério da imaginação de cada um”, explica a nutricionista.

Já o recheio tem que ser saudável. Entre as opções estão ricota com espinafre, peito de peru com queijo branco, alho poró com palmito e tomate, entre outras combinação. “A massa desse salgado também é feito com legumes, de modo que possibilita a ingestão deste tipo de alimento por aqueles que não costumam colocá-los no prato. Portanto, torna-se um salgado saudável e rico em nutrientes”, afirma.

Receita de “salgado maromba”

Ingredientes

Massa:

200g de peito de frango cozido (já temperado)
100g de legume cozido (fica a critério de cada um, mas opte por legumes com menos água, como cenoura, batata doce, mandioca, couve-flor, abóbora madura, abobrinha verde e chuchu)

Recheio: 

A gosto. “Dê preferência a ingredientes leves, como peito de peru com queijo cottage”, sugere a nutricionista.

Modo de fazer

Bata o frango e os legumes no liquidificador até virar uma massa consistente. Abra a massa, coloque o recheio e faça o formato que quiser. Leve ao forno para assar até ficar firme, o tempo vai depender da potência de cada forno.