Criar um déficit calórico, ou seja, reduzir o número de calorias que consome ou aumentar seu gasto, é a “conta ideal” para emagrecer com saúde. No entanto, ao contrário do que muita gente imagina, cortar muitas calorias e manter um cardápio restrito não necessariamente ajuda na perda de peso e pode, inclusive, engordar.
Comer pouco pode resultar em ganho de peso
A restrição exagerada de calorias atrapalha o emagrecimento porque o corpo precisa de calorias justamente para queimar mais calorias. Quando você come muito pouco, o organismo entende que você está passando fome.
O metabolismo, então, fica mais lento, retardando a perda de peso, e resultando em eliminação do tecido muscular magro como reserva de energia. Isso porque, sem alimento (energia), o corpo fica sem combustível para queimar.
Antes de iniciar uma dieta ou estabelecer sozinha a quantidade de calorias que deve consumir é preciso buscar orientação de um profissional, pois as necessidades de ingestão calórica podem variar muito de pessoa para pessoa e devem levar em conta fatores como idade, hábitos, objetivos, entre outros.
Comer pouco, cortar muitas calorias e apostar em jejum e dietas restritivas sem qualquer orientação pode fazer com que seu corpo deixe de executar plenamente as funções biológicas básicas que mantêm o organismo funcionando adequadamente e contribuem para o emagrecimento real, sem eliminação de músculos ou comprometimento da saúde.
Dicas simples para emagrecer com saúde
- 6 mudanças para perder até 2 kg em 1 semana sem prejudicar a saúde
- 5 shakes termogênicos e vitaminados que te ajudarão a perder peso
- 20 dicas para emagrecer que foram comprovadas pela ciência