Considerado por muitos médicos tão prejudicial e viciante quanto algumas drogas ilícitas, o açúcar refinado não só atrapalha a dieta como também é capaz de provocar diversos males à saúde. Mas se você não consegue ingerir seus alimentos e bebidas sem uma pitada adocicada, vale conhecer algumas opções ao açúcar tradicional que, se ingerido com moderação, ajuda a manter o corpo e o organismo em dia:
Leia também:
Não consigo deixar os doces: dicas para ingerir açúcar do jeito que não engorda
10 formas de adoçar suas receitas sem usar açúcar para salvar sua dieta e saúde
Um mês sem açúcar e álcool: jovem testou e mostra o que acontece com o corpo
Açúcar mascavo: assim como os alimentos integrais, ele possui maiores quantidades de vitaminas, fibras, proteínas, cálcio, fósforo, ferro e potássio, nutrientes que se perdem durante o processo de refino. No entanto, vale ressaltar que, apesar de mais saudável que a versão branca, o açúcar mascavo também pede moderação e é calórico.
Açúcar demerara: com sabor mais ameno que o mascavo, ele passa pelo processo de purificação e refinamento, mas não leva aditivos químicos e, portanto, mantem os teores minerais da cana-de-açúcar.
Açúcar de coco: a versão não contém adição de produtos ou passa por processo industrial de refinamento, portanto pode ser uma opção mais saudável ao o açúcar refinado. Com baixo índice glicêmico, tem maior capacidade adoçante do que outras versões, mas nem por isso ele deixa de ser calórico.
Ágave: apesar de ainda ser pouco conhecido e consumido, é outra alternativa natural e mais saudável que o açúcar branco. O alimento, extraído do néctar de um cacto, passa por filtragem que gera um adoçante orgânico. O xarope de ágave tem menor índice glicêmico, ou seja, se transforma em glicose mais lentamente evitando picos de insulina e possui ainda potencial adoçante maior do que o açúcar comum, com menor valor calórico. O extrato tem coloração semelhante à do mel, mas com textura mais suave.
Mel: produzido naturalmente e rico em ferro, zinco, vitaminas C e do complexo B, o alimento possui propriedades antibióticas e anti-inflamatórias e pode substituir o açúcar refinado em preparações ou adoçar bebidas. Porém, ele também precisa ser consumido com moderação, não ultrapassando 25g ao dia, porção que contém por volta de 78 calorias.