Também chamada de “fruta do dragão”, a pitaya é uma fruta de aparência bastante exótica e sabor azedinho, ainda pouco conhecida e consumida no Brasil, mas que tem conquistado cada vez mais fãs por causa de seus benefícios para a saúde e a dieta.
Benefícios da pitaya para a saúde
Rica em tiramina, um aminoácido que ajuda o organismo a transformar açúcar e gordura em energia, e oligossacarídeos, a pitaya contribui para uma boa digestão e pode ser aliada no combate ao colesterol ruim e na prevenção de doenças, como diabetes e até câncer de cólon. O alimento também reforça o sistema imunológico por abrigar vitamina C e zinco em sua composição.
A fruta ainda funciona como remédio natural contra a pressão alta e, fonte de flavonoides, tem propriedades antioxidantes que minimizam os danos causados por radicais livres nas células, retardando o processo de envelhecimento.
Pitaya ajuda a emagrecer
A pitaya pode contribuir para a perda de peso por ser rica em fibras, que garantem bom funcionamento do intestino e trazem saciedade, afastando a fome fora de hora e o apetite exagerado.
A fruta também tem poucas calorias e o consumo de suas sementes e casca ajudam a eliminar toxinas do organismo e combater o inchaço, já que possuem propriedades laxantes e alto poder diurético.
Dicas de alimentação para emagrecer com saúde
- Como escolher o pão mais saudável do mercado
- Como desintoxicar e desinchar rápido: nutricionista lista 8 passos
- 5 alternativas naturais ao açúcar refinado