Se além dos calafrios você percebe aumento da fome com a chegada do inverno, especialmente por alimentos mais calóricos, saiba que não está só e que o apetite extra em dias frios possui explicação científica.
Por que sentimos mais fome no frio?
O clima frio provoca queda na temperatura do corpo, fazendo com que ele seja obrigado a trabalhar mais para se manter aquecido e funcionando corretamente. A necessidade extra de energia, portanto, explica maior vontade de comer.
O mecanismo natural do corpo é uma espécie de herança genética dos nossos antepassados, que precisavam de uma reserva extra de energia para enfrentar os dias frios sem precisarem sair para a caça.
Além disso, em dias mais frios é comum observar a ausência de sol e dias aparentemente mais curtos. O fato faz com que o corpo precise produzir mais melatonina, o hormônio do sono, para compensar a falta de iluminação. O resultado é cansaço e sonolência maiores, que também exigiriam maior energia através dos alimentos.
Dicas para evitar engordar no inverno

A explicação científica para o aumento do apetite no inverno, no entanto, não deve ser considerada um passaporte para abrir mão da dieta. Algumas medidas simples ajudam a evitar a fome exagerada e os deslizes na alimentação. Confira as dicas:
1. Consuma mais sopas e caldos nos dias frios. Nutritivas, elas aquecem o corpo e garantem saciedade. Os pratos também contribuem para o fortalecimento do sistema imunológico, importante para evitar doenças típicas do inverno. É importante, porém, apostar em receitas de sopas que emagrecem e evitar erros que deixam as preparações muito calóricas.
2. Aposte em chás de ervas naturais e diuréticas ou mesmo no leite com cacau e canela. As bebidas quentes mantêm o corpo aquecido sem atrapalhar o processo de perda de peso.

3. Aumente a ingestão de sementes e oleaginosas, como castanhas, nozes e amêndoas entre as refeições para driblar a fome fora de hora.
4. Experimente adicionar aos seus pratos temperos como coentro, cominho, curry, páprica picante, gengibre, cebola e canela. Eles possuem propriedades termogênicas que aumentam o gasto calórico e auxiliam a queima de gordura.

5. Coma alimentos ricos em fibras, que além de promoverem bom funcionamento do intestino, ainda aumentam a sensação de saciedade, afastando a fome exagerada. Você pode variar apostando em grãos, frutas com casca, legumes e folhas.
6. O consumo de água tende a diminuir nos dias mais frios, mas é importante dar atenção à hidratação do corpo no inverno. Muitas vezes, a falta de água no organismo é confundida pelo cérebro como fome, o que faz você querer comer mesmo estando saciada.
Perda de peso
- 9 sinais de que a dieta está fazendo efeito, mesmo que a balança não mostre
- Quais são os segredos de quem está sempre em forma sem fazer dieta?
- “Guru do metabolismo” revela seus 7 segredos para emagrecer de verdade