Pimenta caiena dá energia e faz corpo queimar mais gordura no treino: como usar

Se você acha que precisa turbinar seu desempenho nas atividades físicas, busca uma alimentação balanceada e não abre mão de um tempero extra nos pratos da dieta, saiba que existe um ingrediente que pode unir o útil ao agradável: a pimenta caiena.

O principal ingrediente ativo da pimenta caiena é a capsaicina, um produto químico termogênico que, além de acelerar o metabolismo, garante mais energia, diminui o apetite e favorece a queima de gordura do corpo.

Pimenta caiena ajuda no treino e emagrece

Shutterstock

Quando o metabolismo de uma pessoa funciona de forma ágil, seu corpo fica mais propenso a converter nutrientes em energia em vez de gordura armazenada, o que melhora o desempenho no treino e turbina o processo de emagrecimento. E é isso que a pimenta caiena faz.

De acordo com um estudo realizado em 2003, mulheres que ingeriam pimenta fresca aumentavam sua taxa metabólica por até 30 minutos após o consumo. A taxa metabólica afeta a velocidade com que seu corpo converte alimentos e bebidas em energia.

Shutterstock

Além de acelerar o metabolismo, a pimenta caiena ajuda a emagrecer naturalmente por causa do seu sabor picante. Ao ingerir um alimento apimentado, a temperatura do corpo é elevada, favorecendo então a queima de calorias. O fato foi verificado em uma pesquisa que mostrou que pessoas que tomaram cápsulas de pimenta caiena apresentaram melhores resultados de perda de peso.

Outro fator que pode ser considerado aliado da dieta é que o consumo de pimenta promove maior saciedade, segundo um trabalho científico feito em 2014. Os resultados indicaram que ingerir capsaicina pode suprimir o apetite e, consequentemente, diminuir os números na balança.

Vale ressaltar, no entanto, que a pimenta caiena, apesar de seus benefícios, não pode ser considerada um tempero milagroso e só auxilia no emagrecimento quando combinada com uma boa alimentação em geral e, claro, com a prática regular de atividades físicas.

Receitas que aceleram o metabolismo