Rafael Lund personal que cuida das curvas perfeitas de famosas como Deborah Secco, Thalia Ayala, Juliana Paes e Flávia Alessandra, intensifica alguns planos de exercícios impondo uma dificuldade: ele exige que as belas fechem os olhos durante a execução. Foi essa estratégia usada para definir a silhueta de Isis Valverde.
Leia também:
Barriga chapada das famosas: confira quem se dedica
Famosas antes e depois da academia: compare fotos
Piores looks das famosas para malhar; veja fotos
Entenda o motivo
Você confia em seus olhos tanto quando faz exercícios que se você se privar da sua visão brevemente, força o seu corpo a se agarrar em seus sentidos da audição e do tato. Isso pode ajudá-la a se tornar mais consciente do seu corpo e de como ele está se movendo.
Fazer certos exercícios com os olhos fechados, também é mais difícil quando se trata de equilíbrio, por exemplo. Por isso, pode trazer nova vida a alguns exercícios chatos que você tem feito por anos.
Força, a eficiência e a segurança de todo o movimento são determinados, principalmente, por fatores neuromusculares. A integração de informações de todos os sentidos (visão, audição e tato), é o que permite executar um determinado movimento da maneira mais apropriada em termos de padrão, velocidade, aceleração e tempo.
Uma forma de melhorar a eficiência é diminuir ou bloquear a entrada de algum sistema sensorial, tal como o da visão. Assim, treinar com os olhos vendados pode ser uma maneira valiosa de melhorar as habilidades técnicas e de produção de força, impulso e eficiência do movimento de forma mais eficaz.
Estudos têm mostrado que a prática de exercícios às cegas não interrompe atividades motoras. Pelo contrário, esses mesmos exercícios são executados com maior precisão e estabilidade quando os olhos estão fechados ou na escuridão.
O atleta lembra a posição do corpo, ângulos articulares, o grau de tensão muscular, e a amplitude de padrões de movimento e de movimento melhor com os olhos fechados e, em seguida, os reproduz muito mais facilmente. Depois, quando os movimentos são feitos com os olhos abertos, a sensibilidade motora do atleta é preservada e sua habilidade técnica melhora.