Pão mofou: tudo bem retirar a parte embolorada e consumir o restante?

por | maio 10, 2022 | Alimentação

Você finalmente se lembrou daquele pão de forma que estava há tempos em um canto da sua cozinha e, quando foi preparar um sanduíche, notou que parte dele estava mofada.

Com fome e sem querer desperdiçar, logo pensa em cortar a área esverdeada e consumir o resto do alimento. Mas no instante seguinte se questiona: será que faz mal comer pão embolorado? A resposta é sim!

O que acontece se comer pão embolorado?

O mofo que aparece no pão nada mais é do que um tipo de fungo que favorece a decomposição e o apodrecimento do alimento. Ingerir esse tipo de fungo pode resultar em intoxicação alimentar que provoca, entre outros sintomas, enjoo, dor de barriga e diarreia.

Pão mofado
Tatiana Stepanishcheva/Istock

E saiba que nem o pedaço do pão que parece estar livre de mofo deve ser consumido. O bolor é apenas a parte visível do fungo, o que indica que todo o alimento pode estar contaminado com micro-organismos que não são vistos a olhos nu. O mais seguro e indicado, portanto, é jogar fora o pão.

Pão mofado
Veni vidi…shoot/Istock

Se o problema é recorrente em sua casa, o recomendável para evitar o desperdício é congelar as fatias de pão. No freezer, ele pode ser armazenado por até 3 meses. Na hora de consumir, basta tirar a fatia do congelador, levar direto para uma frigideira aquecida e borrifar um pouco de água.

Alimentação e saúde