O melhor jeito de conquistar uma barriga lisinha e chapada é através de uma dieta saudável e equilibrada – além, é claro, da prática regular de exercícios físicos. Não é uma tarefa fácil, e exige muita paciência. No entanto, é possível dar uma acelerada no processo incorporando os alimentos certos na alimentação.
Confira uma lista com os melhores alimentos para secar as gordurinhas e garantir uma barriga chapada. Suas principais funções são combater a retenção de líquidos, segurar a fome e o desejo por doces, acelerar o metabolismo e prolongar a sensação de saciedade. Veja quais são eles:
Secar a barriga: 25 alimentos que ajudam
1. Folhas verde-escuras – couve, espinafre, agrião, rúcula, entre outros, contêm muitas fibras e mineiras, além de água, e ajudam a aliviar a retenção de líquidos.
2. Aveia – saciadoras, também são ricas em fibras e dão uma superajuda para o funcionamento do intestino.
3. Feijões – apesar de causarem flatulências e distensão abdominal se consumidos em exagero, os feijões, na quantidade certa, fazem maravilhas contra a prisão de ventre e dão muita saciedade, além de nutrirem o corpo com importantes quantidades de ferro.
4. Chá-verde – velho conhecido de quem sempre está em busca de bebidas que desincham a barriga, este chá é diurético e acelera o metabolismo.
5. Vinagre de maçã – é um ótimo alimento para quem quer emagrecer, pois age como um tônico digestivo, eliminando as toxinas que causam acúmulo de líquidos e gordura.
6. Aspargos – conhecido por ser um dos alimentos com calorias negativas, este vegetal é carregado de vitaminas e ainda ajuda a combater inflamações.
7. Alho – ele está entre os alimentos mais saudáveis do mundo. Além de ser antioxidante, possui uma substância que auxilia a digestão.
8. Pimenta chilli – um dos termogênicos mais poderosos, a pimenta faz seu corpo queimar extras calorias e ainda fornece vitamina C, um importante antioxidante.
9. Melancia – baixíssima em calorias, a fruta é composta basicamente por fibras e água, a combinação perfeita para fazer seu intestino funcionar e eliminar excessos de líquidos.
10. Pepino – membro da família da melancia (sim), ele possui propriedades semelhantes e, assim, contribui para a redução do inchaço abdominal e funcionamento correto do organismo.
11. Agrião – o agrião merece destaque por sua rica oferta de nutrientes e poderoso efeito desintoxicante. Além de eliminar elementos tóxicos do organismo, melhora a aparência da pele.
12. Frutas vermelhas – dentre as frutas, morangos, mirtilos, amoras, framboesa e outras berries são algumas das melhores opções para a saúde. São carregadas de antioxidantes e fibras e, para melhorar, contêm poucas calorias.
13. Canela – a especiaria termogênica é perfeita para adicionar um sabor extra às suas refeições doces. Estudos mostram que ela ajudaria a controlar o nível de açúcar no sangue, evitando picos de glicose – processo que não só facilita o acúmulo de gordura como é perigoso para a saúde.
14. Gengibre – outra estrela entre os termogênicos, a raiz tem poderosa ação sobre o trato digestivo e propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes.
15. Amendoins – em moderação, eles nutrem o corpo com ômega 3 e vitamina E e mantêm a fome sob controle entre as refeições.
16. Iogurte natural – o probiótico alivia o inchaço e desconforto estomacal, já que os lactobacilos vivos ajuda a digestão.
17. Sementes de girassol – este alimento, que você pode usar em saladas, saladas de frutas, misturado no arroz, etc., é rico em fibras e ajuda a evitar comilança excessiva.
18. Quinoa – é um dos grãos com maior concentração de proteína que existem e, por isso, garantem muita saciedade. Além disso, oferece fibras ao organismo e ajuda a acelerar o metabolismo.
19. Mamão-papaia – a fruta é conhecida por ser aliada do bom funcionamento do intestino, graças a uma enzima que ajuda na digestão de proteínas.
20. Abacaxi – além de ser supersaborosa e matar a vontade de comer doce, a fruta alivia o inchaço abdominal.
21. Pimenta-do-reino – além de ser termogênico, como outras pimentas, o tempero é um digestivo natural que reduz inchaço e, de quebra, ajuda quem quer reduzir a ingestão de sal, já que oferece muito sabor aos pratos.
22. Aipo – o alimento é desintoxicante, reduz a retenção de líquidos e ajuda o corpo a se livrar de toxinas.
23. Limão – um dos principais ingredientes quando falamos de receitas detox, o limão é um tipo de detergente natural, que limpa as toxinas do organismo e garante uma barriga lisinha ao combater a retenção hídrica.
24. Alcachofra – é um remédio natural para problemas digestivos, graças a um componente que estimula o processo natural de desintoxicação do corpo e a regeneração da bile no fígado.
25. Alho-poró – rico em vitamina C e potássio, é conhecido por reduzir a circunferência abdominal graças à ajuda na eliminação de retenção de água.
Alimentos que ajudam a emagrecer
- Por que alimentos integrais aceleram o emagrecimento?
- Alimentos gordurosos que emagrecem: aposte neles sem medo
- Salmão e + 9 alimentos que ajudam a emagrecer