Nutrólogo de Luciana Gimenez já foi gordinho: veja 8 dicas dele para emagrecer

https://www.instagram.com/p/-83qPNJ5Nc/?taken-by=drthiagovolpi

O médico nutrólogo Thiago Volpi é especialista em emagrecimento, performance, e responsável pelo acompanhamento da saúde e alimentação não só da apresentadora Luciana Gimenez, como também da blogueira fitness Gabriela Pugliesi e da bailarina do Faustão, Ju Valcézia, professora do jornalista Fernando Rocha na última edição do quadro da Dança dos Famosos.

Leia também:
Alimentação saudável em 10 passos
9 dicas para nunca mais ter azia
Mousse de alfarroba da nutricionista das famosa

Emagreça com 8 dicas de Thiago Volpi

1º conselho: Programe todas as refeições que conseguir

Thiago aconselha evitar ao máximo fazer lanches rápidos fora de casa – com comidas prontas e especialmente fast food -, já que essas opções oferecem muito sódio, açúcar e gordura saturada.

2º conselho: Não pule o café da manhã

De jeito nenhum! É essa refeição que fornecerá energia para o seu corpo enfrentar o dia e manterá sua fome sob controle. Sem ela, você comerá muito mais em todas as outras refeições.

3º conselho: Atenção ao ambiente

Procure se alimentar em um lugar tranquilo, sem distrações (especialmente da TV) e sem pressa. Mastigar bastante os alimentos é superimportante também.

4º conselho: Não subestime o poder da água

Thinkstock

Você já deve ter ouvido esse conselho mil vezes – mas é porque ele, de fato, faz toda a diferença. Beba bastante água ao longo do dia, nos intervalos das refeições. Ela ajuda a limpar o organismo e a manter as funções do corpo dentro da normalidade.

5º conselho: Procure comer sempre nos mesmos horários

Nem sempre é possível, mas tente manter a rotina alimentar com horários pré-determinados. Segundo o nutrólogo, desta forma, fica mais fácil para o organismo aproveitar todos os nutrientes dos alimentos.

6º conselho: Carboidratos pré-treino

https://www.instagram.com/p/BBQWe5HJ5Gq

Para quem tem tendência à obesidade, controlar os níveis de glicose (açúcar) no sangue e do hormônio insulina é fundamental. Todos os carboidratos, em algum momento, vão ser convertidos em glicose na corrente sanguínea. O que difere o carboidrato do açúcar do carboidrato do pão integral é a velocidade com que essa conversão ocorre. Por isso, prefira sempre combinar proteínas e vegetais nas refeições, e deixe os alimentos com mais carboidrato (pão, arroz, batata e macarrão) só para as refeição pré-treino.

7º conselho: Identifique intolerância alimentar

https://www.instagram.com/p/BBDmr5Hp5Ch

O efeito mais comum associado às intolerâncias alimentares é a inflamação subclínica, que pode passar totalmente assintomática ou estar associada a mais de 150 condições clínicas. Além dos sintomas já conhecidos como dor abdominal, enjoo e enxaqueca, também pode ter outras consequências:

  • Ganho de peso;
  • Dificuldade de definição muscular;
  • Variação entre prisão de ventre e diarreia;
  • Depressão;
  • Ansiedade;
  • Acne ou outras alterações dermatológicas;
  • Síndrome do intestino irritável.

“Em geral os alimentos que somos intolerantes nos causam uma sensação de prazer e relaxamento por conta da quantidade de histamina liberada em nosso organismo, o que acarreta em uma compulsão e vício pelo alimento”, explica o especialista. Entre outras mudanças, a adoção de uma dieta balanceada para o seu organismo pode contribuir para o emagrecimento, melhora da definição muscular e da performance.

8º conselho: Na hora das compras

https://www.instagram.com/p/-LrplKp5G8

O nutrólogo sugere:

  • Use uma lista e não faça as compras em jejum ou com fome;
  • Procure distinguir a fome e o desejo;
  • Resista aos desejos e não os inclua em sua lista de compras;
  • Compre alimentos que requerem preparo, dando preferência aos integrais;
  • Mantenha alimentos saudáveis à vista e alimentos problemáticos fora da visão;
  • Procure conhecer a composição dos alimentos lendo atentamente os rótulos.