A gelatina é uma ótima opção de alimento para os dias quentes, já que ajuda a prolongar saciedade e também é refrescante. Há até alguns estudos que relacionam seu consumo com a hidratação e saúde da pele. No entanto, a versão industrializada apresenta muito mais prejuízos à saúde do que benefícios.
De acordo com a nutricionista e esteticista Sheila Naressi Mustafá, consultora do quadro “Desafio Mais Você”, da Globo, o que mais hidrata a pele é o consumo de colágeno especificamente. No entanto,versões naturais da sobremesa podem ser benéficas também.
Gelatina caseira: como fazer

Se você for consumir gelatina, cuidado com as receitas preparadas a partir das versões industrializadas. “Comer gelatina, só se for natural e sem corantes artificiais que comprometem demais nosso organismo”,orienta a especialista.
Para prepará-la de forma caseira e mais natural, você pode usar agar agar ou gelatina incolor. Depois, é só criar o seu sabor preferido usando frutas naturais como morangos, uvas, maçã ou banana picadinha.

Outras boas alternativas são dissolver a gelatina em chás, como o de hibisco, menta, capim-santo ou gengibre. Basta preparar um líquido aromático como infusão ou o suco de frutas e acrescentar na gelatina incolor já diluída em um pouquinho de água morna.
Abacaxi e mamão são as únicas frutas contra-indicadas. Isto porque elas possuem substâncias e consistência que impedem que a gelatina endureça.
Perder peso: dicas naturais
- Benefícios do chá de salsinha: emagrece e combate a celulite
- Emagrecer com berinjela: 6 melhores combinações para dieta
- Abacaxi também emagrece: fruta é rica em benefícios à saúde