O processo inflamatório do organismo é associado ao aparecimento de diversas doenças, como diabetes, problemas cardíacos, obesidade e até mesmo câncer. Um dos fatores que mais causam a inflamação é o tipo de alimentação que adotamos.
Em seu perfil no Instagram, a nutricionista Patricia Davidson Haiat explica que a alimentação ocidental é considerada extremamente inflamatória devido à grande presença de alimentos industrializados, ricos em açúcares e aditivos químicos e pobre em verduras, legumes e frutas.
Uma maneira simples de minimizar o problema é incluir no cardápio comidas anti-inflamatórias que reduzem tanto a produção de substâncias no corpo quanto os desequilíbrios que ocorrem no organismo. Conheça exemplos alimentos que ajudam a reduzir a inflamação, segundo a especialista:
Alimentos que combatem inflamação do corpo
Alecrim: rico em antioxidantes como o ácido rosmarínico e ácido caféico, possui ação anti-inflamatória bastante efetiva.
Alho: fonte de alicina, é muito usado para a prevenção de doenças devido ao seu alto poder anti-inflamatório, antimicrobiano e antifúngico. ⠀
Abacate: rico em beta-sitosterol, uma substância que age como um anti-inflamatório natural e tem efeitos benéficos no organismo. ⠀
Azeite de oliva: ajuda na prevenção da inflamação de órgãos e tecidos e auxilia na prevenção de doenças cardiovasculares.
Cúrcuma: rica em curcumina, possui propriedades anti-inflamatórias, antioxidante, antibacteriana e digestiva. ⠀
Gengibre: pertence à mesma família da cúrcuma e seu principal componente anti-inflamatório é o gingerol. Pode ser utilizado para melhorar a digestão, alívio de problemas respiratórios e prevenir e tratar gripes e resfriados. ⠀
Própolis: devido ao seu alto potencial antioxidante, tem capacidade de regular o sistema imune, além de ter ação antimicrobiana e anticâncer.
Alimentos que protegem a saúde
- Como fazer a bebida milenar que promete transformar sua digestão e saúde
- 9 comidas ricas em ácido fólico que todo mundo deveria comer mais
- Kefir de água aumenta absorção de cálcio e bactérias boas do corpo