Seja lá qual for o ideal de corpo que você deseja, como ele vai poder aparentar isso depende de um detalhe simples: o percentual de gordura e massa magra que você tem no corpo. Uma pessoa com baixos percentuais de gordura tende a ser mais saudável e consequentemente mais magra, mas tudo depende também da sua porcentagem de massa magra, ou muscular. Essas quantidades não são inversamente proporcionais.
Leia também:
Cálculo do IMC pode determinar cuidados na gravidez
Pessoas com um mesmo IMC podem ter corpos muito diferentes
Teste do barbante mostra se você está realmente gorda
Por isso, para saber se seu corpo é saudável e o quanto precisa emagrecer perdendo gordura, não basta saber seu peso ou seu índice de massa corpórea (IMC). Fazer qualquer tipo de análise baseada apenas nesses indicadores para estabelecer um plano de emagrecimento, por exemplo, pode ser equivocado ou até perigoso. Seguindo apenas esse índice, uma pessoa muito magra ou musculosa pode ser considerada obesa.
Taxas importantes a se considerar
Percentual de gordura
É o indicador que determina a quantidade de gordura do corpo comparada à quantidade de outros substratos, como ossos, órgãos, tecidos, músculos, água, sangue. A importância dele na aparência do seu corpo é vital, ou seja, o percentual de gordura vai influenciar e muito esteticamente.
Para se ter uma ideia, para alcançar a famosa barriga tanquinho, um homem precisa ter de 8% a 11% de gordura corpórea, enquanto uma mulher pode ficar na faixa dos 15% a 17%. Praticantes de fisioculturismo, para ter todos os músculos do corpo aparentes e marcados, têm até 4% de gordura. Gracyanne Barbosa, por exemplo, oscila perto dos 8%, mas já alcançou menos de 6%.
Como dito, é preciso lembrar que o seu percentual de gordura não está diretamente relacionado à sua massa magra. Assim, se você só tem um percentual de gordura baixo, mas sem nenhum desenvolvimento muscular, não terá um corpo de aparência tão marcada e rija.
Percentual de massa magra
Esse é a sua porcentagem ou quantidade de massa muscular do seu corpo. Não há um índice recomdável porque tudo vai depender da sua composição genética, amplitude muscular e outros fatores como atrofia e desvio ortopédico.
O que irá definir os percentuais ideais em seu corpo é toda a estrutura corpórea. Para chegar a esses valores determinados, é preciso levar muitas coisas em consideração, como a sua idade, altura, peso atual, percentual de gordura corporal e mais:
A taxa metabólica (TMB)
TMB é o mínimo de energia gasto para manter todas as funções do seu organismo em repouso: batimentos cardíacos, pressão arterial, respiração e manutenção da temperatura corporal.
Todas essas variáveis só podem ser devidamente analisadas com um exame de precisão chamado bioimpedância, que analisa a composição corporal.
O que é o exame de bioimpedância?
Ele é teste mais eficiente para distinção do peso de ossos, massa magra e gorduras, além de outros índices do seu corpo. O exame pode, por exemplo, calcular o percentual de hidratação, e o de gordura corporal e massa magra em partes específicas do corpo como braços e pernas.
Durante o exame são colocados de dois pares de eletrodos adesivos na mão e no pé direito, onde ocorre a passagem de uma corrente elétrica. O procedimento não proporciona dores e é realizado em poucos minutos.
Com ele, mede-se o efeito da passagem da corrente elétrica e o respectivo efeito causado sobre as células do corpo, conhecido como bioimpedância (Bioelectrical Impedance Analysis). É um método não invasivo, indolor, livre de radiação, rápido, seguro e simples, capaz de estimar clinicamente a composição do organismo.
Alguns laboratórios de análises clínicas mais específicos, voltados ao esporte e à nutrição, além de nutricionistas e endocrinologistas realizam o teste de bioimpedância. Ele é capaz de revelar além do peso, sua massa magra, massa de gordura, água corporal total, porcentagem de gordura total, e taxa metabólica basal (quantas calorias seu corpo gasta por dia em repouso).