Quem quer perder peso e ficar em paz com a balança às vezes encontra mais barreiras do que imagina. Emagrecer não é fácil, mas colocar em prática hábitos saudáveis e recorrer a suporte emocional certamente deixa o caminho fica mais leve.
Dicas para emagrecer
Faça uma redução alimentar
Dietas restritivas fazem com que você perca peso em pouco tempo, mas desequilibram o seu organismo. Como resultado, assim que você volta a comer normalmente, engorda tudo o que emagreceu – e até mais.
Para emagrecer com saúde e de forma definitiva, é preciso apostar na reeducação alimentar. Nela, alimentos calóricos e pouco nutritivos (frituras, massas, doces, refrigerantes) vão, aos poucos, dando lugar a opções mais saudáveis (frutas, legumes, grãos, proteínas magras). A intenção não é que você faça uma dieta para emagrecer, mas que adote novos hábitos alimentares que serão cultivados por toda a vida. A perda de peso acontece naturalmente.
Mude o estímulo da atividade física
Quando passamos muito tempo fazendo o mesmo tipo de exercício, o corpo se acostuma e passa a queimar menos calorias. Para que isso não aconteça, é importante variar sempre o estímulo. Intercale a caminhada com alguns minutos de corrida, aumente o peso dos aparelhos de musculação e assim por diante. o importante é fazer sempre alguma atividade diferente.
Aprenda a ouvir seu corpo
Seu corpo dá sinais bastante claros quando está “feliz ou triste” com seus hábitos e ouvi-lo faz toda a diferença para alcançar seus objetivos. Perceba o funcionamento do seu intestino: se ele está lento, talvez seja a hora de ingerir mais água ou fibras. Está se sentindo muito indisposta? Um pouco mais de carboidrato no café da manhã pode ajudar.
Quando você estiver prestes a extrapolar as colorias, pense: isso é fome ou é vontade de comer? Por outro lado, em algumas situações (como na TPM), só um chocolate é capaz de melhorar nosso humor. Se for este o caso, coma sem culpa, afinal, é melhor ingerir um pouco mais de calorias do que passar o dia arrasada – assim como nas dietas restritivas, se privar demais pode acabar mais atrapalhando do que ajudando.
Busque apoio emocional
Mesmo que você faça tudo certo, às vezes bate um desânimo e, com ele, a vontade de jogar tudo para o alto. Por isso, é importante contar com o apoio emocional de pessoas que estão passando pela mesma situação que você. Nas reuniões do Vigilantes do Peso, você compartilha experiências, aprende muito nas discussões e dinâmicas em grupo e ganha força para continuar na sua trajetória em busca de uma vida saudável. Os encontros semanais têm duração de uma hora e são conduzidos por orientadores sempre prontos para ajudar.