Mingau de aveia emagrece: mas qual é a receita ideal para perder peso com saúde?

por | ago 30, 2016 | Alimentação

Bastante conhecida por quem pretende adotar uma alimentação saudável e emagrecer, a aveia ajuda a perder peso porque é rica em fibras e garante saciedade, evitando a fome e a compulsão por alimentos calóricos. Além disso, o alimento melhora o funcionamento do intestino, facilita a digestão, controla a pressão arterial, diminui colesterol ruim e controla quantidade de açúcar no sangue.

A maneira mais comum de consumir aveia é através do preparo de mingau, mas algumas regrinhas precisam ser obedecidas para que o emagrecimento ocorra de verdade e que não promova o efeito contrário, já que o alimento pode até engordar se não for consumido da maneira correta.

Como consumir mingau de aveia

ShutterStock

Especialistas em nutrição afirmam que o ideal é consumir o mingau pela manhã ou à noite, mas não como ceia. Quem pratica atividades físicas pode ainda apostar no prato antes ou depois do treino, sempre dependendo do horário que a pessoa faz exercícios.

Para evitar que o mingau de aveia engorde, tente não ultrapassar o consumo de três vezes por semana, com uma porção de prato raso, ingerindo sempre muita água ao longo do dia para que a fibra do alimento não acabe provocando prisão de ventre.

Receita de mingau de aveia para emagrecer

ShutterStock

Normalmente, os ingredientes básicos do mingau são aveia, leite e açúcar. Porém, se a ideia é emagrecer, é possível substituir o leite integral pelo desnatado ou por leite de cereais, de amêndoas, de arroz, água de coco ou mesmo água.

Dê preferência ao farelo de aveia, que possui mais fibras do que as versões em flocos, flocos finos ou farinha e troque o açúcar por mel, adoçante ou ágave. Para turbinar o poder emagrecedor do mingau é possível ainda salpicar canela em pó, alimento termogênico que acelera a perda de peso e ainda garante sabor e aroma extra ao prato.

Como emagrecer com aveia: Dicas tiradas de cardápios das famosas