Cientista rejeita técnica divulgada por Maíra Cardi para tirar “espuma podre” do frango

por | dez 6, 2024 | Alimentação

Entenda o que é a espuma branca do frango que aparece em vídeo viral promovendo o uso de ozônio para “retirar agrotóxicos” dos alimentos

Recentemente, vídeos da influenciadora e coach Maíra Cardi sendo apresentada a um procedimento de “ozonização” de frango tem circulado na internet. Isso porque o processo dá origem a uma espuma viscosa que, segundo a especialista que aparece no vídeo, seria fruto de agrotóxicos e outras toxinas – algo que, conforme comentou a cientista Laura Marise nas redes sociais, não procede.

Maíra Cardi mostra espuma branca em frango após ozônio e viraliza

Terapia com ozônio têm se tornado cada vez mais populares e, recentemente, um vídeo que mostra a substância sendo aplicada em uma porção de peito de frango cru viralizou. No vídeo, a coach Maíra Cardi aparece com Fernanda Moraes, que se descreve como especialista em saúde integrativa, observando uma espuma viscosa que sai do frango mergulhado em água durante a “ozonização”.

espuma branca no frango
Ozonização de carne e frango mostrada por Fernanda Moraes e Maíra Cardi (Crédito: Reprodução/Instagram @drafernandamoraes e @mairacardi)

“Cheira isso aqui. Isso é podre. Para quem não conhece os benefícios do ozônio, ele é antibacteriano”, diz Moraes, enquanto Maíra opina sobre o uso de ozônio na saúde. “A Sophia [filha da coach] fala: ‘Ozônio é vida, mãe’”, diz a influencer, descrevendo a cena. “Parece um sabão e parece que fica ‘nascendo’. Tem textura de borracha, é uma gosma dura”, afirma.

Segundo Moraes, a espuma seria fruto de uma limpeza que o ozônio seria capaz de realizar no alimento. “Este aparelho é o único que consegue retirar de verdade os agrotóxicos dos alimentos”, diz a profissional, que tem no perfil do Instagram outros vídeos nos quais diversos tipos de carne aparecem “espumando” em contato com o ozônio.

Nas legendas das demais publicações, a profissional chega a descrever a substância como “veneno”. “Vejam o que sai de dentro de um simples filé de frango de granja aparentemente inofensivo. Você que é amante, come todos os dias pois caiu na conversa de que é saudável… Preciso te contar a verdade: isso é um veneno, nojento, inadmissível. O corpo humano não foi feito para suportar tantos venenos”, declarou ela em um dos posts.

“A sensação que eu tenho é a de que estão querendo nos envenenar, querem nos ver doentes”, disse ela em outro vídeo, no qual mostra a aplicação de ozônio em carne vermelha.

Ozônio em alimentos e espuma branca no frango: cientista explica

Frango cru (Crédito: jcomp/Freepik)

O ozônio é uma substância que existe naturalmente na atmosfera. Estudos mostram que ele é um bom desinfetante devido às propriedades antimicrobianas, e seu uso em alimentos tem sido constantemente estudado. No entanto, os apontamentos dizem respeito ao uso dessa substância na indústria como forma de conservar melhor os produtos, e não em ambiente domiciliar.

Além disso, segundo a cientista Laura Marise, a espuma do vídeo não vem de toxinas. Doutora em biociências e biotecnologia, farmacêutica e co-fundadora do canal Nunca Vi Um Cientista, Marise compartilhou o vídeo de Maíra Cardi e explicou a real origem da espuma branca no frango.

“Proteínas fazem espuma quando incorporam ar, e aquela espuma é proteína do frango. É assim que conseguimos fazer a clara em neve e a ‘clara em neve’ vegana com água do cozimento do grão-de-bico”, declarou ela em uma postagem, classificando a demonstração como uma forma de terrorismo alimentar.

Saúde e alimentação