Iogurte: sabor e saúde

por | jun 30, 2016 | Alimentação

Por Bolsa de Mulher

[email protected]

Além do rótulo chique de alimento funcional, iogurte é delicioso, fortalece o sistema imunológico, regulariza o intestino, ajuda a reduzir o colesterol… E está na moda! O consumo de iogurte nunca esteve tão em alta – e não apenas os iogurtes tradicionais. Os frozen yogurts, espécie de sorvete de baixa caloria, viraram febre.

Rico em benefícios

A nutricionista Claudia Amar, da Onodera Estética, no Rio, reforça que o iogurte é fonte de cálcio (um copo de 200ml contém 240mg do mineral) – vai bem na dieta alimentar das mulheres suscetíveis à osteoporose. “É rico em proteínas, cálcio, zinco, vitaminas do complexo B e vitamina A. As proteínas são necessárias na construção, reparação e renovação dos tecidos do corpo e da pele, unhas e cabelos”, diz a especialista.

O cálcio é fundamental para o crescimento e a manutenção dos ossos, dentes e unhas, e auxilia nas contrações musculares. Já o zinco é necessário para a ação de várias enzimas, fortalece o sistema imunológico, retarda o envelhecimento e favorece a cicatrização.

E as vitaminas? As do complexo B participam do metabolismo das proteínas, lipídeos e carboidratos, e são importantes para produção de energia. A vitamina A contribui para o crescimento e desenvolvimento dos tecidos. “Os iogurtes mantêm a saúde da pele e dos tecidos superficiais, que são as primeiras defesas do organismo contra infecções, muito importantes, inclusive, para a visão”, ressalta a nutricionista.

Frozen yogurts

Recentemente, empresários brasileiros resolveram transformar o alimento em sorvete – o que já era um sucesso lá fora. Acertaram em cheio. A pioneira no segmento, Yogoberry, surgiu em 2007, trazendo para o nosso país tropical um produto que é a sensação nos Estados Unidos e Europa: o iogurte congelado cremoso, 100% natural, sem conservantes e gordura. E o melhor: de baixa caloria.

Para chegar à formula que conquistou adeptas da boa forma foi necessário um ano de pesquisa e experimentação feitos por uma das sócias, Jong Ae Hong, formada em nutrição. Ela desenvolveu uma massa exclusiva nos sabores natural e chá verde que cativou clientes fiéis. Consolidada como a maior marca no segmento, a Yogoberry já difundiu o seu conceito de vida leve e saudável nos estados do Rio, São Paulo e Minas, além de Brasília.

Atualmente a marca conta com 30 lojas, duas próprias e 28 franquias. Segundo Marcelo Bae, diretor administrativo, o fator importante em que se sustenta o negócio é a força da marca, a sua reputação junto aos consumidores e aos diversos fornecedores, o que possibilita o fornecimento em condições mais vantajosas.

Indo nessa mesma direção, Ana Luiza Porto, uma das sócias da YO! Frozen Yogurt, inaugurou a primeira loja em outubro de 2009. Ela revela que a demanda tem sido tão expressiva que, além das duas lojas no Rio, haverá expansão para Niterói e outros estados, seguindo o modelo de franquias.

A empresária dá os detalhes: “O iogurte foi elaborado nos sabores natural e lichia. O diferencial da massa é a fórmula sem gordura e com alto valor nutricional”. O mais bacana é que você pode escolher itens a serem incluídos nos copinhos, vendidos nos tamanhos pequeno (120g, R$ 6), médio (200gr, R$ 8), grande (260g, R$ 10) e pote para viagem (560g, R$ 18).

Para as coberturas ou “toppings”, foram selecionados mais de 40 ingredientes, entre frutas frescas e secas, caldas e cereais, como carambola, framboesa, jaca, caqui, amareno, mirtillo, umbu, mangaba, cupuaçu, granola, mix de frutas secas, entre outros. Cem gramas de iogurte puro têm apenas 88 calorias, duas vezes menos que a mesma quantidade de sorvete tradicional de creme, por exemplo.