Quem sofre com constipação intestinal conhece os incômodos típicos do problema, como inchaço, mau humor e até mesmo números a mais na balança. Mas a dúvida comum é: ficar muito tempo sem ir ao banheiro interfere, de fato, no processo de emagrecimento?
Intestino preso e perda de peso
A falta de regularidade ao defecar realmente pode influenciar no seu peso, mas de forma sutil, já que, dependendo da sua estrutura física e da quantidade de vezes na semana que vai ao banheiro, suas fezes podem representar de 1kg a 4kg na balança.
Se você defecar depois de alguns dias de prisão de ventre, pode pensar que você perdeu muitos quilos, mas o que ocorre na verdade é uma redução do inchaço que ajuda você a se sentir mais confortável em seu jeans, fazendo com que você sinta mais magra. A sensação, no entanto, reflete mais sobre o inchaço do que sobre a perda real de massa corporal.
Porém, se a conexão direta entre fezes e perda de peso é mínima, adotar uma dieta rica em fibras contribui para idas ao banheiro e ainda te ajudar a perder peso. Estocando bastante fibra ao longo do dia faz com que você empurre o alimento através de seu sistema digestivo e evita a prisão de ventre.
A fibra é encontrada em três coisas: frutas, verduras e grãos integrais. Se você está incorporando fibras em cada refeição e lanche, você está se certificando de que está comendo alimentos que promovem um estilo de vida mais saudável.
Especialistas recomendam que mulheres consumam entre 25g e 30g dia em alimentos como frutas, verduras e grãos integrais. Tente consumir 1 xícara de um alimento rico em fibras no café da manhã, por exemplo, como uma porção de frutas com iogurte. Você também deve experimentar ingerir legumes no almoço e no jantar para manter seu sistema digestivo e seu peso o mais regular possível.
Digestivos: O que tomar após a refeição para o intestino funcionar