Índice glicêmico: entenda como ele ajuda a emagrecer

por | jun 30, 2016 | Alimentação

Contar apenas calorias e ignorar o valor nutricional dos alimentos não é uma boa tática para emagrecer, assim como excluir os carboidratos da dieta. Esse nutriente é fonte de energia e se for consumido da maneira certa, traz apenas benefícios ao organismo. Carboidratos se dividem em dois grupos: os de alto índice glicêmico e os de baixo índice glicêmico. Mas você sabe o que este valor representa?

Leia também:
Dieta líquida: conheça os prós e os contras

6 receitas de smoothie para combater TPM, melhorar a pele e muito mais
Calorias das bebidas alcoólicas mais pedidas

A nutricionista funcional Analuiza Nogueira dos Santos, da Clínica Fluyr Saudável, explica que o índice glicêmico corresponde à velocidade com que os carboidratos são absorvidos pelo organismo. “Alimentos de baixo índice glicêmico são absorvidos lentamente, enquanto os de alto índice glicêmico têm absorção rápida”, afirma. Na tentativa de equilibrar os níveis de açúcar no sangue, o corpo libera insulina. Quanto mais rápido, mais insulina.

Alimentos de alto índice glicêmico

Açúcar, arroz branco, batata inglesa, pão branco, biscoitos, doces, chocolate, massas, suco de laranja, refrigerante, uva passa e beterraba são absorvidos rapidamente. Esses itens não precisam ser excluídos da dieta, mas é importante moderar o consumo.

“O estimulo à rápida liberação de insulina pode levar ao desenvolvimento da diabetes, além de promover acúmulo de gordura na região abdominal (que aumenta risco de doenças cardiovasculares)”, revela a nutricionista. Se não bastassem todos esses problemas, os alimentos de alto IG ainda contribuem para o surgimento da indesejada celulite.

Alimentos de baixo índice glicêmico

Cereais integrais (arroz, aveia, centeio, amaranto, quinoa) massas integrais, batata doce, maçã, pera, ameixa, pêssego e frutas oleaginosas são alguns dos representantes deste grupo.

Shutterstock

“Por serem absorvidos mais lentamente, os carboidratos de baixo IG mantêm a glicemia estável (estabilizam os níveis de açúcar no sangue), e conferem maior saciedade”, afirma a profissional. Isso significa que quem quer emagrecer deve trocar os carboidratos refinados pelos integrais. Essa também é a melhor escolha para comer antes de ir para a academia. Ao liberar açúcar lentamente, esses alimentos evitam quadros de hipoglicemia e seus sintomas indesejados (calafrio, tonteira, sudorese e náuseas). Confira um cardápio completo para comer antes e depois de malhar.