Grávida de 5 meses, Patrícia Abravanel aparece praticando luta em vídeo: é seguro?

por | ago 30, 2017 | Alimentação

Patrícia Abravanel está grávida pela segunda vez e agora espera uma menina. Quando chegou à 20ª semana de gestação, a filha de Silvio Santos usou sua conta no Instagram para contar que foi liberada pelo seu médico a voltar a praticar Muay Thai com seu personal trainer.

Na legenda, a apresentadora revelou que amou voltar a treinar porque estava louca por um pouco de endorfina – hormônio que provoca sensação de bem-estar e é liberado durante a atividade física.

Com a barriga já aparente, ela aparece no vídeo treinando socos, o que levantou preocupação entre alguns seguidores: gestantes podem praticar atividades tão intensas?

http://www.instagram.com/p/BYTXyTfD3Or/

Grávida pode lutar Muay Thai?

De acordo com o ginecologista e obstetra Domingos Mantelli, mulheres que já praticavam atividade física, como é o caso de Patrícia, podem continuar realizando a mesma modalidade durante a gestação sem nenhum problema, desde que recebam a liberação de seus médicos.

Isso porque, em alguns casos, ainda que a mulher tenha preparo físico e intimidade com o exercício, é necessário que minimize os esforços ou até mantenha repouso absoluto devido a eventuais complicações na gestação. Por isso, cada caso é analisado individualmente.

Cuidados essenciais

http://www.instagram.com/p/BXkq0p1D1yS/

Caso a prática seja permitida, é importante que a mulher reduza a intensidade dos exercícios aeróbicos, a carga dos exercícios de força e evite movimentos de saltos e também os que provocam algum tipo de impacto, como é o caso da corrida.

Mantelli ainda pontua que, durante a pratica da atividade, é fundamental sempre estar atendo a dois pontos importantes: a gestante nunca deve ficar ofegante e seus batimentos cardíacos não devem passar de 160 bpm, porque estes são os principais indicativos de que a gestante está exagerando na atividade física.

“Estes são sinais de que a mulher está com menor quantidade de oxigênio na corrente sanguínea. Se ela está sentindo isso, o bebê também pode sentir e ser prejudicado”, explica.

Além disso, é indispensável que a gestante tenha a liberação do médico que está fazendo o pré-natal do bebê e siga as orientações dele e de um profissional de educação física.

Atividade física na gravidez