O goji berry é uma fruta originária das montanhas do Tibete, também presente em países como China e Mongólia. O frutinho vermelho tem potente ação antioxidante e alta concentração de vitamina C, que chega a ser 50 vezes maior que a da laranja. E o melhor de tudo: quase não engorda, já que possui pouquíssimas calorias, cerca de 50kcal a cada colher de sopa.
Leia também:
Como comer goji berry: 5 sugestões de consumo saborosas
Receita de suco de goji berry com frutas
Receita de risoto de goji berry
Faz emagrecer?
A poderosa frutinha possui diversos tipos de aminoácidos, minerais, carotenoides, ácidos graxos, como o Ômega-3, e antioxidantes. A suspeita de que o goji berry ajuda a emagrecer estaria ligada à alta concentração de vitamina C.
Pesquisadores da Universidade do Arizona, nos Estados Unidos, sugerem que indivíduos que não ingerem níveis adequados de vitamina C têm menor capacidade de queimar gordura do que aquelas que se abastecem do nutriente.
Tudo porque a vitamina participa ativamente dos nossos processos metabólicos, sua carência então poderia prejudicar o trabalho das células, que deixariam de usar a energia de forma mais eficiente.
O fruto ainda é um reforço no combate à celulite por conter beta-sisterol, de ação anti-inflamatória. Cada 100g de goji berry têm mais betacaroteno que uma cenoura. E como sua composição também apresenta grande quantidade de fibras, o alimento ajuda na saciedade, evitando compulsão por outros alimentos.
Benefícios à saúde
Ao consumir o goji berry, você também promove a renovação celular evitando o envelhecimento precoce, proporciona energia, acelera o metabolismo, regula os níveis hormonais e aumenta a capacidade de concentração.
A frutinha ainda tem ação anti-inflamatória, reduz o colesterol ruim, colabora com nosso sistema imunológico e ainda ajuda na produção do triptofano. O aminoácido é utilizado por nosso cérebro para produzir a serotonina, hormônio do bem-estar, que também melhora a qualidade do nosso humor e do sono, ajuda a reduzir a fadiga e o estresse.

Como consumir
A dica é usar o goji berry como aliado da alimentação. Na versão desidratada, mais facilmente encontrada no Brasil, o fruto pode ser ingerido puro. Mas você pode usar a sua criatividade e adicioná-lo à salada de frutas, ao suco, ou na substituição em qualquer receita que normalmente leva frutas secas. Noo Oriente, o goji também é agregado a pratos salgados como molhos e caldos.
Dosagem ideal
A quantidade recomendada é de, no máximo, uma colher de sopa por dia, de preferência pela manhã ou antes das atividades físicas. Há indicações para consumo entre 3 e 4g, e outras entre 15 e 45g, da fruta desidratada ou 120ml do seu suco.
Contraindicações
Os compostos do goji podem interagir com alguns medicamentos. Se você toma remédios para afinar o sangue, deve evitar o consumo da fruta, que pode também interferir em tratamentos para diabéticos e hipertensos. Consulte seu médico antes, é possível que ele indique o goji berry para substituir sua medicação para diabetes, pressão alta e até problemas oculares relacionadas à idade.