Por Luana Stoduto, nutricionista*
As frutas secas são umas das delícias mais comuns das festas de fim de ano. Consumidas como petisco ou usadas para incrementar pratos doces e salgados, frios e quentes, elas agradam ao paladar e ainda ajudam o bom funcionamento do intestino, melhorando a pele, os cabelos e as unhas. São uma excelente opção para o ano inteiro. Mas, atenção, apesar de fonte de vitaminas e minerais, seu consumo deve ser moderado, já que são bastante calóricas.
Diversas frutas podem ser consumidas na versão seca: abacaxi, ameixa, banana, laranja, limão, maçã, mamão, manga, pêra, uva. Além de durarem cerca de um mês, elas mantêm grande parte dos nutrientes, estimulam o funcionamento do intestino (pelo alto teor de fibras) e são mais fáceis de transportar (por serem menos volumosas).
E não é só isso: a uva e banana-passa, por exemplo, podem ser consumidas antes dos exercícios físicos, pois são fontes de energia. Já o caju, o abacaxi e a maçã desidratados são uma excelente pedida para o lanchinho no trabalho saudável e rápido.
No processo de secagem, não há perda de fibras, minerais e açúcares, e ainda ficam muito mais concentrados, daí o sabor adocicado e aroma fortes. Justamente por isso tendem a ser ricas em calorias chegando a cinco vezes o número de calorias da versão fresca. Por exemplo, o damasco: a fruta fresca possui 48 calorias, já a seca 238. Portanto, evite as açucaradas.
A recomendação é de até sete unidades por dia para consumo. Selecionamos uma receita de arroz com frutas frescas.
Veja aqui a tabela de calorias das frutas secas e frescas
Selecionamos também uma receita de arroz com frutas secas. Bom apetite!