Frio na barriga

por | jun 30, 2016 | Alimentação

Roupas quentes, casacões, muitas calças, botas e cachecóis. Figurino perfeito para enfrentar o frio e esconder as medidas extras que ganhamos na estação. Afinal, junto com a baixa temperatura, chegam a preguiça e a gula. Mas será mesmo que é normal engordar no inverno, como todo mundo diz? Como o nosso metabolismo se comporta com essa mudança de clima?

O inverno realmente mexe com o metabolismo, e, por isso, muita gente acaba ganhando quilos extras nesta época do ano. Isso acontece porque nosso corpo transforma as calorias consumidas em energia para a realização das atividades diárias. Só que, com o frio, o organismo necessita de uma quantidade maior de energia para se manter aquecido. Para conseguir isso, ele precisa de uma ingestão maior de alimentos, acarretando uma quebra de nutrientes e obtenção de energia, o que gera uma aceleração no processo metabólico.

A aceleração do metabolismo para manter a temperatura do corpo ajuda na queima de calorias e faz com que este seja o melhor momento para o início de uma dieta

De acordo com a nutricionista clínica Fernanda Vaz, cerca de 10% do valor calórico são utilizados somente para a manutenção da temperatura corporal. E aí vem o peso: devido à necessidade de manter-se aquecido, nosso organismo exige alimentos mais calóricos e com maior conteúdo de gordura, como chocolate, doces, carnes mais gordurosas, queijos amarelos, entre outros. Aliado a isso, está a falta de disposição para fazer exercícios. “Moramos num país tropical, em que o frio é a exceção e, por isso, quando o inverno chega, as pessoas têm uma tendência natural a sair da rotina. O metabolismo, então, se altera. O catabolismo (processo de quebra de energia) diminui com a menor freqüência da atividade física e o anabolismo (processo de armazenamento de energia) aumenta, devido às calorias consumidas. Por isso, a tendência ao ganho de peso é maior”, explica Fernanda.

Apesar de tudo isso, por incrível que pareça, o inverno também é o período ideal para se começar uma dieta. “A aceleração do metabolismo para manter a temperatura do corpo ajuda na queima de calorias e faz com que este seja o melhor momento para o início de uma dieta. O fato de algumas pessoas engordarem nessa época está, de fato, relacionado à quantidade de calorias ingeridas”, ressalta a nutricionista Andréa Pelliccione.

Já a sensação de preguiça durante a estação é gerada pela necessidade de poupar energia. “A preguiça e a sonolência contribuem para a redução do gasto de energia que será utilizada para manter os órgãos devidamente aquecidos durante essa estação”, esclarece Andréa. É por este motivo que, ao sair da cama, a última coisa em que pensamos é praticar algum esporte, malhar ou fazer uma caminhada.

O que poucos sabem é que essas mudanças também podem influenciar não só o acréscimo de gordurinhas, mas também a parte psicológica. Segundo Andréa, o consumo excessivo de carboidratos, principalmente os refinados – pães, massas, doces, bolachas, biscoitos, bolos, e farináceos em geral – aumenta a liberação do neurotransmissor serotonina, o que pode gerar estados de ansiedade, angústia, temor, timidez etc. E dá-lhe mais comida para compensar!