Perder peso e passar por uma reeducação alimentar pode ser mais fácil se você tiver ajuda de alguns parâmetros ou sugestões de cardápios. Para ajudar nessa missão, a nutricionista funcional Gabriela França, da Clinica Patricia Davidson, em seu Instagram ensinou uma fórmula padrão para nunca mais errar na preparação de sopas para emagrecer. Veja como é fácil:
Receita de sopa pouco calórica
Na hora de escolher os ingredientes para uma sopa nutritiva e equilibrada quando o objetivo é emagrecer, leve em conta essa fórmula:
- 1 vegetal folhoso
- 2 legumes
- 1 proteína
- 1 colher colher de sopa de semente (chia, mostarda ou gergelim, por exemplo)
Assim, fica mais fácil não exagerar nas proporções ou nos nutrientes que podem resultar em uma receita calórica e com grupos alimentares excedentes.
Os vegetais folhosos, além de ricos em fibras, também são fontes de proteínas e contêm altas doses de vitaminas e minerais. As fibras solúveis das folhas são aliadas do bom funcionamento do organismo e trânsito intestinal, assim como a proteína estimula o metabolismo e traz mais saciedade.
A escolha de dois outros legumes também agrega mais uma boa porção de fibras, vitaminas e minerais à sopa. Considerados uma excelente fonte de carboidratos complexos e do bem, eles também são responsáveis por proporcionar energia e manter o açúcar no sangue estável para evitar mais fome e compulsão entre as refeições.
Por último, o punhado de sementes também agrega sabor e outros benefícios nutricionais à sopa como, por exemplo, mais fibra e proteína, além de minerais e outros compostos importantes para o metabolismo. O gergelim é fundamental para conversão do triptofano em serotonina, que traz sensação de bem estar, por exemplo.
Sopas para emagrecer
- 3 sopas funcionais e emagrecedoras para sua dieta
- Para emagrecer sem sentir fome: sopa de batata doce
- Sopas para emagrecer: aprenda 5 receitas potentes