Ficar mais de 10 segundos na prancha é inútil, diz cientista do esporte

Considerado um dos mais eficientes – e difíceis – exercícios para definir a barriga, a prancha é uma atividade isométrica simples que, além de garantir abdômen sequinho, ainda trabalha braços, pernas e bumbum, fortalece o núcleo do corpo e protege as costas.

Mas assim como séries intermináveis de abdominais não são sinônimo de eficiência, permanecer muitos segundos na posição de prancha tampouco vai garantir melhores resultados. Pelo menos é o que afirma Stuart McGill, cientista do esporte da Universidade de Waterloo, no Canadá.

Melhor maneira de definir a barriga com prancha

ShutterStock

De acordo com o especialista, ficar mais de 10 segundos na prancha é inútil, ao contrário do que muita gente imagina. A melhor maneira de obter benefícios com a atividade, segundo ele, é realizar três sequências intervaladas de não mais de 10 segundos na posição.

O cientista diz que não há evidências que indiquem que muito tempo na prancha promova melhores resultados e que o método de permanecer poucos segundos, mas com repetições, não só é suficiente como também evita problemas de coluna.

McGill ainda explica em reportagem para o jornal The Telegraph que quem pratica a atividade de manhã deve ter cuidados extras. Isso porque, no período, a coluna é mais vulnerável e pode sofrer mais com o esforço exigido pelo exercício.

Melhores exercícios para emagrecer e definir