Diversos estudos e pesquisas já comprovaram que dietas restritivas demais, difíceis de serem seguidas e que eliminam determinados nutrientes do cardápio (mesmo sem provocar fome), além de raramente surtirem efeitos duradouros, ainda podem comprometer a saúde. Não é incomum, portanto, ouvir médicos afirmarem que fazer regime é a pior saída para emagrecer e que pode, inclusive, engordar.
Por que não emagreço com dieta?
Um dos motivos pelos quais o efeito sanfona é tão comum e conhecido por quem faz dieta é que os planos alimentares muitas vezes transformam alimentos em espécies de inimigos, e não como uma fonte de sustentação, sobrevivência e bem-estar.
Quando, através de um regime, você subitamente reduz a ingestão de alimentos e calorias seu corpo entende o processo como privação e passa a reduzir o metabolismo para armazenar energias, uma vez que ele não sabe quando será a próxima vez de receberá comida novamente.
Quando ocorre a lentidão do metabolismo você, então, começa a experimentar o oposto dos seus objetivos: tem dificuldade para emagrecer e pode até mesmo ganhar peso. Além disso, normalmente sentirá maior vontade de comer alimentos calóricos, que representam a reposição de energia que está em falta no corpo.
O grande segredo para emagrecer com saúde e manter o peso, segundo médicos, é encontrar o caminho da moderação e do equilíbrio, através de uma reeducação alimentar, e não de dietas radicais.
Aprender a escolher melhor os alimentos, estabelecer horários de refeições e degustar tudo com calma e atenção promove o hábito de apenas comer o que você realmente necessita, sem exageros e sem precisar abrir mão de nutrientes importantes para o bom funcionamento do organismo.
Como perder peso rápido e com saúde
- 15 alimentos para você manter na geladeira que vão evitar “jacadas”
- Comidas que nutricionistas cortam do cardápio de quem quer emagrecer
- Cardápio detox completo para emagrecer – com receitas de nutricionista