Farinha de maracujá emagrece e inibe absorção de gorduras

por | jun 30, 2016 | Alimentação

Feita a partir da casca do maracujá, esta farinha foi originariamente lançada no mercado com o objetivo de auxiliar no tratamento da diabetes, mas aos poucos ela mostrou que também impede o corpo de absorver toda a gordura consumida. a substância responsável é a pectina, encontrada em grande quantidade na casca branca da fruta.

Leia também: 

Farinha de chia emagrece. Saiba como consumir 

Suco desintoxicante para emagrecer

Farinha branca traz riscos de obesidade, diabetes e doenças crônicas

A nutricionista Roseli Uneno Ninomiya, explica como a  farinha de maracujá ajuda a diminuir os níveis de açúcar no sangue. “Ela reduz a glicemia, devido à ação da fibra pectina. Além disso, diminui a absorção de carboidratos, o que previne a hiperglicemia. Hoje estudos mostram que a fibra presente atua também na diminuição da fome” .

No estômago, a pectina forma um gel que não é digerido, provocando  sensação de saciedade e levando a menor ingestão de alimentos na próxima refeição. “Além disso, essa fibra ajuda a eliminar as toxinas do organismo, e contribui para a redução da absorção de gordura. Para obter bons resultados, é importante consumir pelo menos dois litros de água por dia”, aconselha. A nutricionista recomenda a ingestão diária de três colheres de sopa por dia, uma antes de cada refeição principal. Ela também pode ser misturada na comida, sucos e iogurtes.

Mais benefícios

Além de possuir baixo índice calórico (uma colher de sopa de 10 g contém 47 kcal), a farinha de maracujá é fonte de vitaminas e minerais.

Farinha pode ser misturada a sucos e iogurtes. Crédito: Thinkstock

  • Niacina (vitamina B3): importante na produção de hormônios, melhora a ansiedade, ajuda no crescimento das crianças e protege as paredes do estômago.
  • Ferro: mineral importante e fundamental para o sangue, previne anemia.
  • Cálcio: mineral importante para o trabalho muscular que, além de prevenir a osteoporose, fortalece ossos e dentes.
  • Fósforo: fundamental para a saúde dos ossos, além de melhorar a memória, a oxigenação das células e a circulação.