Farinha de coco: como fazer? Receitas, características e benefícios

A farinha de coco é semelhante em cor e textura à farinha de trigo, mas com uma quantidade bem maior de fibras e proteínas. Cada 100 gramas tem 60 gramas de fibras, 56g solúveis e 4g insolúveis. Ela pode ser usada em substituição à outra farinha em qualquer receita, mas para cada xícara de farinha de trigo, deve-se usar apenas 1/3 xícara de farinha de coco.

Leia também:
Benefícios da farinha de coco
Farinha de coco emagrece: saiba como consumir o alimento
Farinha de coco ajuda a emagrecer, reduz a fome e o colesterol

Como fazer farinha de coco em casa

A farinha de coco pode ser feita em casa. Coloque 1 xícara de polpa/bagaço de coco em uma forma untada com papel manteiga e leve ao forno (200ºC) por 70 minutos. A cada 20 minutos, retire a forma do forno, mexa a polpa e retorne para forno. Depois de bem desidratado, deixe esfriar por 10 minutos e bata no processador.

Benefícios

Por sua alta concentração de fibras, quando consumida junto com líquidos, ela formará um gel no estômago que manterá a sensação de saciedade por mais tempo. Esse gel envolve o bolo alimentar, o que torna a liberação da glicose mais lenta na corrente sanguínea, evitando picos de insulina. O efeito é a redução da vontade de ingestão de carboidratos por mais tempo, o que pode facilitar a perda de peso.

Além disso, não contém glúten, melhora o trânsito intestinal e diminui a absorção do colesterol. É uma das farinhas com menor índice glicêmico e rica em triglicerídeos de cadeia média, que são metabolizados e se transformam rapidamente em energia, não se acumulando no tecido adiposo.

A farinha de coco também possui quantidade maior de proteínas do que a farinha de centeio e trigo, e diferentemente de outros cereais integrais, a farinha dessa fruta tem baixas quantidades de ácido fítico. A substância diminui a absorção de outros nutrientes, principalmente minerais.

Cuidados

Quando apenas é introduzida na dieta, a farinha de coco pode causar um acréscimo no consumo de calorias. Por esse motivo, deve ser usada em substituição a outros alimentos, fornecendo uma alimentação equilibrada.

Por ser um alimento rico em fibra, seu consumo excessivo pode gerar desconfortos como gases e problemas abdominais. Além disso, precisa ser aliada a um bom consumo de água para evitar constipação.

Receitas com farinha de coco:

GRANOLA CASEIRA

Ingredientes

  • 5 colheres (sopa) de farinha de coco
  • 5 castanhas-do-pará picadas
  • 10 amêndoas picadas
  • 5 colheres (sopa) de flocos de quinua
  • 5 colheres de farinha de linhaça dourada

Preparo

Misture todos os ingredientes. Coloque em um pote de vidro e guarde na geladeira. Use em frutas, para bater com sucos e com iogurte.

PÃO INTEGRAL RÁPIDO

Ingredientes

  • 6 ovos
  • ½ xícara (chá) de óleo de coco
  • 2 colheres (sopa) de mel
  • ½ colher (chá) de sal
  • ¾ de xícara (chá) de farinha de coco
  • 1 xícara (chá) de farinha de trigo integral
  • 1 colher de (sopa) de farinha de linhaça dourada
  • 1 colher (chá) de fermento

Preparo

Preaqueça o forno a 180º C. Forre uma forma para pão com papel manteiga. Unte a forma. Misture a farinha de trigo com o fermento. Bata os ovos, o óleo, o mel e o sal até formar uma massa homogênea. Acrescente a farinha de coco e a de linhaça. Coloque a massa na forma e leve ao forno para assar por uma hora.