Farinha branca faz mal à saúde? Engorda mesmo? Esclarecemos 6 dúvidas

por | ago 19, 2016 | Alimentação

Quando o ponteiro da balança indica quilos a mais, é comum culparmos a farinha de trigo branca, presente na maior parte dos alimentos considerados vilões de uma alimentação saudável, como massas, pães e bolachas. Mas será que ela é tão prejudicial à saúde quanto ouvimos por aí?

Dúvidas sobre a farinha branca

A farinha de trigo branca é pobre em nutrientes?

A resposta é sim. O principal problema da farinha branca é, sem dúvidas, a falta de fibras. Durante o processo de refinamento, cerca de 80% de suas propriedades se perdem, já que a casca e o gérmen –  ricos em fibras, vitaminas e sais minerais –  são eliminados. Além disso, ela possui alto índice glicêmico, aumentando a taxa de glicose no sangue e potencializando os riscos de diabetes, obesidade e doenças crônicas.

Sua ação no corpo se assemelha à do açúcar

Como é digerida rapidamente, a farinha não traz saciedade e pode causar compulsão alimentar. Isso porque, assim como o açúcar, a farinha branca tem a capacidade de elevar e abaixar o nível de glicose no sangue rapidamente. Essa alteração aumenta e diminui os níveis de serotonina no corpo em um curto espaço de tempo, gerando a vontade de comer mais.

Além disso, seu consumo em excesso, principalmente em forma de doces e bolos, é capaz de desencadear uma resistência insulínica. Em longo prazo, essa resistência ainda pode virar uma diabetes tipo 2, que é aquela na qual o organismo produz insulina, mas ela não consegue exercer sua função corretamente.

Farinha branca engorda

Pode até parecer exagero, mas a farinha de trigo é sim, bem calórica. Claro que ela não é a única responsável pelo ganho de peso, mas por estar presente de forma excessiva na maioria dos alimentos com baixo valor nutricional e ricos em açúcar e gordura, acaba se tornando inimiga da balança. 

Farinha integral é melhor do que farinha branca?

Sim, a farinha de trigo integral mantém parte da casca e do gérmen e preserva vários nutrientes que a farinha branca perde durante o processo de refinamento.  Rica em fibras, ela colabora para uma boa saúde intestinal, diminui a absorção de glicose, da própria farinha, pelo intestino, além de possuir baixa quantidade de gordura trans.

Os produtos integrais são feitos apenas de farinha integral?

Depende do produto. Na maioria das vezes, sua composição divide farinha de trigo branca com farinha integral. O ideal é ficar atento ao rótulo da embalagem. Se nos ingredientes aparecer a farinha de trigo integral branca na frente da integral, é porque a quantidade de massa branca é maior.

Além da integral, quais outros tipos de farinha podem substituir a farinha branca?

Além da farinha de trigo integral como alternativa para substituir a farinha branca, outras opções para a troca são: farinha de amêndoa, soja, aveia, chia, quinoa, linhaça, arroz e até de tapioca, que são ricas em diversos nutrientes e boas escolhas para substituir a farinha branca em pães, tortas, entre outros alimentos.

Com o acompanhamento do Vigilantes do Peso, você tem muito mais do que boas receitas. Você terá uma orientação nutricional feita por profissionais competentes, que lhe ajudarão em sua reeducação alimentar. Junto com o VP você aprende a se alimentar de forma correta, a se exercitar e ainda reduzir suas medidas como resultado de uma vida mais saudável.