Ex-BBB Paula Leite revela por que voltou a engordar – e explicação é grande alerta

https://www.instagram.com/p/BjD20r8A3ar/

Depois de compartilhar com o público diferentes momentos de seu processo de emagrecimento, a ex-BBB Paula Leite decidiu dividir a atual fase pela qual passa e que é totalmente relacionada ao processo inverso de redução de medidas.

Em seu Instragram, Paulinha, como ficou conhecida na época em que viveu no Big Brother Brasil 11, compartilhou uma montagem no estilo “antes e depois” em que informa o recente ganho de 27 kg e que mostra como está seu corpo após o aumento de peso.

Na legenda da publicação, ela não apenas revela o ganho de medidas, mas apresenta a (importante) razão que a levou a mostrar a atual transformação corporal.

Ex-BBB Paula Leite mostra corpo após engordar

https://www.instagram.com/p/Bnhcou9HY1Z/

Logo de início, Paulinha esclarece recentes informações divulgadas por ela mesma sobre suas medidas. “Não tem muito tempo que contei para vocês que engordei 20 kg, mas na verdade foram 27 kg”, diz.

A ex-BBB lembra também que, na época da primeira revelação sobre o aumento de peso, muitas críticas positivas e negativas foram direcionadas a elas. Uma das mensagens chamou atenção da roraimense.

Tal comentário cobrava a jovem para que continuasse compartilhando fotos suas no Instagram com as atuais medidas, já que o hábito de muitos influenciadores digitais de só compartilharem as fases boas na rede social contribui para os padrões de felicidade (e beleza) inatingíveis de seus seguidores.

https://www.instagram.com/p/Bm67aSHHFnY/

“Não acho justo você postar TUDO quando estava magra e, ao engordar, simplesmente parar. As pessoas não são perfeitas e, no Instagram, é isso que tentam parecer. Tem gente que enlouquece tentando acompanhar as musas fitness, que se frusta quando fura a dieta, quando não consegue, porque ‘elas’ não mostram suas falhas, suas jacadas, só mostram como são perfeitas”, dizia a mensagem da seguidora.

Segundo a ex-BBB, este recado a fez repensar a própria atitude e enxergar uma responsabilidade que tinha com seus fãs.

“Ela tem toda razão, quantas pessoas ‘perfeitas’ a gente segue, né?”, refletiu. “Essa mensagem me fez pensar bastante e eu sempre fui muito real com vocês, mas sumi… Eu precisava de um tempo pra mim, não estava bem, não conseguiria passar nada de bom também, mas voltei”, disse Paulinha.

https://www.instagram.com/p/BnCiaJnHkNZ/

Mudanças corporais de Paula Leite

Paulinha sempre apresentou um aspecto físico magro, porém, mudanças na fisionomia e no metabolismo da ex-BBB aconteceram depois de ela tomar remédios para emagrecer por conta própria aos 20 anos.

https://www.instagram.com/p/BTaEO94jT9T/

Na época, ela chegou a perder 8 kg, mas o efeito rebote da medicação fez Paula engordar 14 kg. Ao decidir parar de ingerir o produto, a jovem passou a ter dificuldades para emagrecer.

Na tentativa de retornar ao antigo peso, Paulinha aderiu a diferentes dietas malucas, que de nada contribuíram para a sua saúde. Em um episódio, a ex-BBB chegou a perder 10 kg, mas também perdeu cabelos e suas unhas ficaram fracas devido à falta de nutrientes no espaço de dois meses.

Foi justamente a passagem de queda de cabelos que a fez procurar a ajuda de um especialista para orientá-la sobre as melhores opções para um emagrecimento saudável.

A ex-BBB começou a seguir a rígida dieta Dukan e retomou a prática de atividades físicas e aprendeu a lidar de forma saudável com a comida. Com a ajuda certa, ela emagreceu 44 kg em apenas 11 meses.

Por que engordou?

No mesmo texto em que revela seu aumento de peso, Paulinha explica o que a levou a ganhar 27 kg. Segundo a própria, diferentes motivos a levaram ao ganho de medidas, como proibição à prática de atividades físicas – por conta de lesão no joelho – e um transtorno alimentar desenvolvido após dietas restritivas.

https://www.instagram.com/p/BhCCdAmHoVM/

“Eu criei uma paixão por correr e por atividade física em geral, e por uma lesão no meu joelho esquerdo fui proibida de continuar. Tive que parar tudo de uma hora pra outra. Mas continuei com minha alimentação saudável, eu tinha aprendido a gostar de verdade, mas mesmo assim um mês depois de parar tinha engordado 7 kg e, com os medicamentos, fiquei inchada demais, e quando eu me olhava no espelho me dava um certo desespero. Daí me veio uma série de compunções alimentares: comia o mundo, depois não comia nada, voltei a descontar tudo na comida, voltei a me sabotar e, em um ano, lá estavam 27 kg a mais”, explica a ex-BBB.

Dieta restritiva x compulsão alimentar

istock

Segundo a nutricionista Sophie Deram, Ph.D, especialista em comportamento alimentar e doutora em endocrinologia, estar sob restrição de certos grupos alimentares (prática muito comum em dietas) ou de calorias coloca o cérebro diante de grande estresse.

“O cérebro vai se adaptar e vai fazer tudo para aumentar seu apetite, para fazer você ficar mais obcecado por alimentos, para procurar mais alimentos”, afirma a especialista.

Isso tudo acontece porque, durante a evolução humana, a gordura foi associada à sobrevivência e o nosso cérebro não entende que uma pessoa está temporariamente de dieta, mas, sim, em risco de vida. Assim, ele faz de tudo para contra-atacar essa situação, já que a entende como sinal de perigo.

Para isso, o órgão passa a enviar mais e mais sinais de fome, o que leva à necessidade de comer o tempo todo, seguida de culpa – gerando a compulsão alimentar. A saciedade também fica comprometida, já que o sinal de fome aumentou e não é mais possível saber se seu corpo está ou não devidamente nutrido.

E não se engane: estas adaptações permanecem depois que você encerra a dieta. “Uma dieta muito restritiva pode desregular o seu centro da saciedade por um tempo muito prolongado e colocar você num círculo vicioso de efeito sanfona de perda e ganho de peso com a autoestima mais fracassada, mais gordura no corpo e mais apetite”, diz Sophie.

Emagrecimento saudável